Meio ambiente

Sabadão na praia? Veja quais possuem condições de banho

Apenas um trecho da praia do Calhau está impróprio para banho.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
Apenas um trecho está impróprio para banho.
Apenas um trecho está impróprio para banho. (Biaman Prado / O Estado)

[e-s001]

SÃO LUÍS – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) informou, nesta semana, as condições de Balneabilidade das praias de parte da Região Metropolitana de São Luís, resultante dos laudos laboratoriais emitidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Para o laudo, foram coletadas e analisadas amostras de água de 17 pontos distribuídos nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho-d'Água, Praia do Meio e Araçagi. Apenas um trecho da praia do Calhau está impróprio para banho. As fozes dos rios Calhau, Pimenta, Claro, Jaguarema e Olho de Porco permanecem interditadas.

O monitoramento obedece aos padrões fixados na resolução Conama nº 274/00, segundo a qual, as águas das praias serão consideradas próprias, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 800 E.coli/100 mL (NMP, número mais provável). As águas das praias serão consideradas impróprias, quando não atenderem aos critérios anteriores, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2.000 E.coli/100 mL (NMP).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.