Rua Grande

Ambulantes limitam espaço de pedestres na Rua Grande

Operação da <i>Blitz</i> Urbana tenta disciplinar o comércio informal.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Foto: Flora Dolores/O Estado)

SÃO LUÍS - Poucos dias após o início de uma operação da Blitz Urbana para disciplinar o comércio informal na Rua Grande, alguns vendedores ambulantes insistem em obstruir o passeio. Muitos obedecem a determinação de expor seus produtos rente às paredes das lojas para dar mais espaços para os pedestres nas calçadas. Mas, ao contrário disso, alguns camelôs montam bancas enormes, principalmente, nos cruzamentos da Rua Grande e ruas transversais atrapalhando a livre passagem das pessoas.

A ação da Blitz Urbana, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), teve início no dia 1° e foi desenvolvida com base na Lei Municipal nº. 3016/89, que disciplina o comércio informal na capital maranhense. Com base nisso, fiscais da Blitz atuaram retirando o excesso de mercadorias dos vendedores ambulantes que estavam comprometendo a passagem de consumidores, orientando vendedores ambulantes sobre a importância de desobstruir as calçadas para garantir a livre travessia das pessoas.

Para isso, os fiscais orientaram os vendedores a alocar seus tabuleiros e produtos apenas ao lado das paredes das lojas. Mas alguns desrespeitam essa determinação e ocupam um espaço maior na via. É isso o que é observado no cruzamento da Rua Grande com a Rua de São Pantaleão. Uma banca ocupa um grande espaço na esquina, atrapalhando não só pedestres, mas limitando o espaço por onde veículos trafegam.

Leia mais na edição on-line de O Estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.