Todos contra a febre aftosa

Vacinação contra febre aftosa é prorrogada em todo o Estado

Devem vacinar-se, contra a febre aftosa, todos os rebanhos bovinos e bubalinos.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(undefined)

SÃO LUÍS - O prazo para vacinação de rebanhos, contra a febre aftosa, foi prorrogado por mais 10 dias. O comunicado foi feito pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged). A portaria autorizou a extensão do prazo oficial da 2ª etapa de vacinação, que terminaria ontem (30), e, agora, vai até o dia 10 de dezembro. Já o prazo de comprovação da imunização do rebanho foi estendido até o dia 19 de dezembro.

De acordo com o diretor-geral da Aged, Fernando Lima, a prorrogação foi necessária devido ao baixo índice de procura das vacinas nas revendas autorizadas e ao número insuficiente de doses enviadas para atender à demanda do rebanho do Estado, que ultrapassa os 7,5 milhões de cabeças bovinas e bubalinas.

“Tradicionalmente, sabemos que os criadores costumam deixar para os últimos dias o cumprimento da vacinação, porém, comparando com campanhas anteriores, verificamos que a média está abaixo do esperado e decidimos estender o prazo para intensificarmos a sensibilização dos criadores para a importância da vacinação do seu rebanho, ainda mais agora, que já conquistamos a zona livre de febre aftosa com vacinação e precisamos redobrar os esforços para manter esse status sanitário”, explica Fernando Lima.

Devem vacinar-se, contra a febre aftosa, todos os rebanhos bovinos e bubalinos, caso contrário o proprietário está sujeito à multa e fica impedido de movimentar seus animais além das fronteiras da propriedade, já que não poderá emitir a Guia de Trânsito de Animal (GTA), documento emitido e exigido pela Aged para que possa circular com seus animais.

Vacinação e Comprovação

Além de vacinar, o criador deve comprovar a vacinação contra a febre aftosa em um dos escritórios da Aged, apresentando a nota fiscal da compra da vacina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.