Sustentabilidade

Coleta seletiva: uma solução útil para o lixo doméstico

São Luís, atualmente, possui 14 pontos de coleta de material reciclável.

Anderson França / Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h48

SÃO LUÍS – Pequenas atitudes podem impactar, positivamente, o meio ambiente e o bem estar coletivo. O consumo do dia a dia, em casa, produz resíduos sólidos que, geralmente, têm destinação incorreta, sendo depositado em aterros e lixões, ou mesmo em vias públicas. De acordo com estudo Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, no Maranhão, cada habitante produz, diariamente, uma média de 0,611 gramas de resíduos e, no total, cerca de 4 toneladas de lixo descartadas pela população todos os dias. Os dados são referentes ao ano de 2013.

A coleta seletiva é uma das alternativas que podem ser adotadas para minimizar os impactos criados pelo lançamento de lixo na natureza. Os insumos produzidos podem ser depositados em postos espalhados em 14 bairros de São Luís. Além de contribuir com o meio ambiente, o ato responsável pode ser revestido em descontos na tarifa de energia. Os itens arrecadados são destinados à indústria de reciclagem, evitando, assim, a emissão de poluentes no meio ambiente.

 Os postos estão distribuídos em 14 bairros de São Luís. Foto: Anderson França / Imirante.com.
Os postos estão distribuídos em 14 bairros de São Luís. Foto: Anderson França / Imirante.com.

O projeto Eco Cemar, desenvolvido pela Companhia Energética do Maranhão, já arrecadou cerca de 8 toneladas de lixo desde que iniciou a campanha no ano de 2011. Atualmente, São Luís, Imperatriz e Timon possuem postos de coleta seletiva.

Saiba qual o local de arrecadação mais próximo de você.

[e-s001]

O casal Sayonara Silva, de 45 anos, e João Francisco, de 49 anos, aderiram ao consumo consciente. Pela primeira vez depositando lixo na coleta seletiva, a agente de saúde Sayonara conheceu a alternativa em Minas Gerais e decidiu mudar de comportamento para garantir a sustentabilidade do meio ambiente. “Conheci a coleta seletiva quando estive em Minas Gerais, me doía o coração ver todo lixo sendo desperdiçado em casa. Quando voltei, comecei a fazer a separação do lixo e, agora, atentei que posso vir depositar aqui no posto e fazer algo pelas próximas gerações”, conta.

 Papel, plástico, metal, embalagens Tetra Pak e resíduos eletrônicos são coletados nos postos espalhados pela cidade. Foto: Divulgação.
Papel, plástico, metal, embalagens Tetra Pak e resíduos eletrônicos são coletados nos postos espalhados pela cidade. Foto: Divulgação.

Para João Francisco, não é o desconto que o incentiva a fazer a doação, mas a satisfação de contribuir com o meio ambiente. “O valor do desconto na tarifa é quase irrisório, mas ficamos felizes em saber que podemos fazer algo para evitar o depósito mais lixos na natureza”. Depois de adotar o descarte consciente dos resíduos, o casal pretende incentivar os vizinhos e parentes a levar os materiais recicláveis para os postos de coleta.

Ato consciente e solidário

O consumidor que leva o lixo para os postos de coleta da Cemar e desejarem contribuir com o meio ambiente podem, também, contribuir com casas de assistência e instituições filantrópicas envolvidas em causas sociais. Nos postos, os consumidores podem destinar o desconto para tarifas energéticas destas instituições, que têm as unidades consumidoras listadas. Desde 2011, as instituições filantrópicas já receberam mais de R$ 70 mil em bônus nas contas de energia.

O que reciclar?

 Sayonara Silva e João Francisco Silva aderiram à coleta seletiva. Foto: Anderson França / Imirante.com.
Sayonara Silva e João Francisco Silva aderiram à coleta seletiva. Foto: Anderson França / Imirante.com.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.