Segurança pública

Fim de ano: câmeras ajudam a combater crime no centro de São Luís

Roubos, furtos, consumo e tráfico de drogas são as principais ocorrências.

Leandro Santos/O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(Foto: Biaman Prado/O Estado)

SÃO LUÍS - Câmeras de videomonitoramento instaladas no centro comercial de São Luís auxiliam a polícia nas operações de segurança na região, principalmente nesta época do ano, quando aumenta o fluxo de consumidores na área, por causa das compras de fim de ano. Atualmente, funcionam câmeras nas praças Deodoro, João Lisboa e na Rua Grande, por onde passam, diariamente, milhares de consumidores e a tendência é de que essa quantidade aumente nos próximos dias.

Pessoas em atitude suspeita, roubos, furtos, consumo e tráfico de drogas são as principais ocorrências registradas pelos equipamentos do centro da cidade. Alguns desses casos são registrados durante a manhã, quando é maior o fluxo de pessoas na região. Ocorrências também foram registradas durante o período da noite, como situações relacionadas com entorpecentes, por exemplo.

A vigilância eletrônica no centro da cidade é necessária por causa do fluxo de pessoas que transitam principalmente na Rua Grande. Na via, que é o principal polo do comércio da capital maranhense, passam diariamente 100 mil pessoas, mas no período de fim de ano esse número pode ultrapassar 150 mil, sobretudo nos dias 24 e 31 de dezembro.

O comércio formal, que reúne pelo menos 2,5 mil vendedores informais, também atrai um grande número de consumidores em busca de produtos natalinos, presentes ou roupas para serem usadas nas celebrações de fim de ano.

Sistema - O sistema de videomonitoramento é uma das ferramentas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) para combater a criminalidade na capital. Inaugurado em setembro do ano de 2012, pela governadora Roseana Sarney, o sistema contribui para dar uma resposta mais ágil aos eventos registrados na capital maranhense.

Atualmente, também são monitoradas pelas câmeras do sistema de videomonitoramento as avenidas dos Franceses, Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque, Colares Moreira, São Luís Rei de França, Vitorino Freire, São Marçal, Holandeses, Daniel de La Touche, Litorânea, Beira-Mar, Marechal Castelo Branco, Kennedy, Magalhães de Almeida, Rua do Egito, Estrada de Ribamar, Lagoa da Jansen e Centro Histórico, além dos bairros Vila Luizão, Divineia, Cidade Olímpica e Coroadinho.

Saiba mais na edição on-line de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.