Suspeita de ebola

Navio cargueiro Clipper Alba chega a São Luís

Embarcação está fundeada a 30 km da orla e aguarda autorização da Anvisa.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
Embarcação aguarda inspeção da Anvisa.
Embarcação aguarda inspeção da Anvisa. ( Foto: Paul Whitelaw)

SÃO LUÍS – Chegou a São Luís, na manhã deste sábado (15), o navio cargueiro Clipper Alba, navio de bandeira holandesa que partiu da Libéria – país com grave surto de ebola – e aguarda autorização da Agência Nacional de Saúde (Anvisa) para realizar descarregamento da mercadoria a bordo no Porto do Itaqui. A embarcação está fundeada a 30 km da orla.

O navio teria que ter passado pela inspeção obrigatória da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Porto do Distrito de Fazendinha, no entanto, por causa de um problema no maquinário da embarcação, resolvido ainda em Macapá, o armador (operador do navio) decidiu alterar a rota e partir rumo a São Luís para descarregar trilhos de ferro.

Ontem, em entrevista ao Imirante.com, o comandante da Capitania dos Portos do Maranhão, Marcos Tadashi Hamaoka, explicou que não há registro de tripulantes enfermos a bordo do Clipper Alba, mas, de toda forma, todos os procedimentos foram realizados. "Todos os dias, o agente de navegação recebe relatórios sobre o estado de saúde da tripulação, e, até o momento, todos estão bem".

O navio, que tem 12 tripulantes, ficará ancorado em uma área reservada para navios em quarentena, medida adotada quando alguma navio está sob suspeita, evitando, assim, exposição a riscos. "A princípio, determinamos uma área para ele ancorar - a área três - que é específica para navios em quarentena, mas não significa que ele ficará lá, tudo depende da autorização da Anvisa", frisou o comandante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.