Balanço

MA: dez pessoas detidas na operação Brasil Integrado

Houve, ainda, apreensões de drogas, armas de fogo, munição e veículos.

Divulgação/SSP

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) apresentou, na tarde desta quinta-feira (6), o balanço da operação Brasil Integrado, que foi realizada, na madrugada de terça-feira (4), pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Os trabalhos policiais foram realizados em 20 Estados da Federação, por meio das ações Nordeste e Fronteira. A divulgação dos resultados nacionais foi feita por videoconferência no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, e presidida pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

No Maranhão, a operação foi desencadeada nas cidades de Santa Inês e Presidente Dutra e contou com 180 agentes das Polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal. No Estado, a Comissão Integrada Estadual de Segurança Pública (Ciesp) é presidida pelo delegado Daniel Brandão.

De terça-feira (4) a quarta-feira (5), foram montadas 21 barreiras e bloqueios policiais; cumpridos sete mandados de prisão; 2.477 abordagens a pessoas, carros, motocicletas, ônibus e caminhões; apreendidos 45,5 quilos de maconha e cocaína; 75 apreensões de armas de fogo, munição e veículos e dez pessoas detidas.

Além disso, foram realizadas diversas incursões pelas polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal nos municípios de Tuntum; Santo Antônio dos Lopes; Zé Doca; Araguanã; Dom Pedro; Igarapé do Meio e Pindaré-Mirim.

O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Marcos Affonso Júnior, destacou que os resultados da operação foram positivos. “A atuação conjunta das forças policiais potencializa as ações e, consequentemente, otimiza os resultados. O sistema unido é capaz de gerar soluções eficazes no combate à criminalidade”, ressaltou.

Ação Nordeste

O Brasil Integrado tem o objetivo de promover ações de segurança pública em todos os Estados da Federação. Em cada região do país, terá um alvo de incidência criminosa específica. No Nordeste, o foco foi o combate a Roubos a Instituições Financeiras em toda sua modalidade, assim como explosivos clandestinos que são utilizados em assaltos a bancos.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Marcos Affonso Júnior, a Polícia Militar impediu um arrombamento de caixas eletrônicos,na madrugada de quarta-feira (5), em Jenipapo dos Vieiras. Na ocasião, os bandidos conseguiram instalar os explosivos no local, mas os policiais chegaram imediatamente e evitaram a ação criminosa.

“A Operação Brasil Integrado facilita o fluxo de informações entres as forças de Segurança do Estado, atendendo, assim, à troca de informações. Foram três dias de trabalhos intensos e eficazes, uma vez que tivemos bons resultados. Parabenizamos o governo federal pela iniciativa e estamos de portas abertas para qualquer parceria”, pontuou Marcos Affonso.

Segundo o representante do Senasp, Carlos Henrique Garcia, a operação foi um trabalho de planejamento rigoroso que contou com o apoio das instituições financeiras e das forças de segurança.

Para os delegados assistentes da SPCI e regionais das cidades de Santa Inês e Presidente Dutra, Carlos César Veloso, George da Silveira, Valter Costa e Avilásio Fonseca, essas ações integradas são de extrema importância para o combate do crime organizado com mais eficácia, principalmente nos pontos de maior incidência criminosa.

Durante a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 8 e 9 de novembro, também será realizada uma operação nacional com a integração das forças de segurança para coibir fraudes durante o concurso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.