Urologista afirma que:

Câncer de próstata: riscos à saúde podem aumentar em virtude da demora do diagnóstico

Para o Maranhão, o INCA estima que 910 homens possam desenvolver a doença.

Anderson França / Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49

SÃO LUÍS – Em novembro, a saúde masculina ganha destaque especial durante a mobilização nacional da campanha “novembro azul”, uma maneira de conscientizar a população masculina para a prevenção e tratamento do câncer de próstata. De acordo com dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2014, cerca de 68.800 novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados. Para o Maranhão, o INCA estima que 910 homens possam desenvolver a doença.

A próstata é uma glândula que auxilia a produção do sêmen, o câncer nesta glândula masculina pode prejudicar a saúde sexual do homem ou, em alguns casos, ocasionar a morte. No entanto, o médico especialista em urologia Vinícius Wallin diz que “este tipo de câncer não é tão agressivo e, uma vez diagnosticado, pode ser reversível com o tratamento da doença”. Os riscos à saúde podem aumentar em virtude da demora do diagnóstico, pois, segundo o especialista, a inflamação na glândula não apresenta sintomas aparentes. “Os pacientes procuram o urologista, geralmente, por sentir dores ao urinar ou insuficiência renal”, explica o médico.

[e-s001]

No grupo de risco, homens com mais de 50 anos, obesos, negros e com histórico da doença na família estão mais propensos a desenvolver a inflamação da próstata. Vinícius Wallin sinaliza que “o paciente com câncer de próstata pode apresentar hematúria (sangue na urina), impotência sexual e dificuldade para urinar; eventualmente, em alguns casos muito avançados, pode ser ter dor óssea”. O urologista ressalta que todos os homens podem vir a desenvolver o câncer de próstata, mas não significa, necessariamente, que todos irão apresentar sintomas.

A estimativa de sobrevivência ao câncer, de acordo com o INCA, é de 80%, numa média que relaciona o índice da mortalidade com a incidência do câncer de próstata. De certo, o cuidado com a próstata é essencial, pois, como explica o médico, “este é o tipo de câncer mais comum no sexo masculino, excetuando o câncer de pele”. Para evitar o surgimento da doença, homens, a partir dos 45 anos - com histórico familiar - e dos 50 anos - sem histórico -, devem procurar o urologista. “O mais importante é o diagnóstico precoce, porque 90% dos tumores descobertos na fase inicial são curáveis com tratamento recomendado e acompanhamento do urologista”, conclui o urologista Vinícius Wallin.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.