Finados

No MA, procura por serviço de cremação, ainda, é baixa

Cremação é, financeiramente, mais viável do que o sepultamento.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49

SÃO LUÍS - Tradição de quase 3 mil anos, a cremação ainda é pouco realizada em São Luís, conforme o Cemitério Pax União, que tem o único crematório do Maranhão. A pouca procura pelo serviço deve-se ao fato de que o maranhense ainda é muito tradicional, preferindo o sepultamento em jazigos. Ao contrário do que muitos pensam, atualmente, a cremação é financeiramente mais viável do que o sepultamento. Os custos com velório são os mesmos, porém não há gasto com sepultura, ornamentação de túmulo nem manutenção constante.

Desde outubro de 2012, o Cemitério Pax União, localizado na MA-204, no município de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís, oferece o serviço de cremação de corpos. Mensalmente são realizadas cerca de quatro cerimônias do tipo. "Não temos um número exato de cremações porque, no Maranhão, as pessoas preferem o sepultamento tradicional. Então, tem meses que fazemos três, em outros quatro", afirmou o auxiliar administrativo do cemitério, Elton Douglas de Brito.

A cremação é considerada um meio que contribui com a redução da necessidade de ampliação de espaço físico para implantação de novos cemitérios, além de ser mais econômico. Em São Luís, o serviço custa R$ 4.200 e o sepultamento pode chegar a R$ 4.810 no mesmo cemitério. "Na cremação, não há despesas como pagamento do terreno no cemitério, locação de um jazigo ou taxas de manutenção da sepultura, ficando bem mais barato do que os enterros comuns", informou Elton Douglas de Brito.

Leia a matéria completa na edição on-line de O Estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.