Palestra

Exploração sexual infantil é tema de debate em São Luis

Um dos principais canais de denúncia é o Disque 100.

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
( Foto: Divulgação / MTur)

SÃO LUÍS - Na próxima sexta-feira (24), São Luís, sediará uma palestra sobre prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação, de iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), tem objetivo de reforçar estratégias de combate a esse tipo de crime, considerado hediondo. Um dos principais canais de denúncia é o Disque 100, além da difusão de estratégicas de combate, levadas ao público por meio das palestras.

No período de janeiro a julho de 2014, o Estado do Maranhão registrou 126 denúncias de exploração sexual infantil. Se considerado os últimos quatro anos, o quantitativo sobe para 947 ocorrências, segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Vale destacar, no entanto, que o número de ligações não corresponde necessariamente ao número de casos.

Durante o encontro, o público terá a oportunidade de conhecer a atuação conjunta dos programas Pronatec Turismo e Vira Vida, do Sesi. Por meio de cursos técnicos e da inclusão no mercado de trabalho, ambos tem por objetivo contribuir para a ressocialização de adolescentes que sofreram violência desse tipo. Além disso, o Ministério da Saúde (MS) apresentará dados sobre como está enfrentando o crime e o fluxo de atendimento às vítimas.

O MTur tem mobilizado toda a rede de proteção a crianças e adolescentes que lidam com o setor do turismo, entre eles garçons, que podem ganham gorjeta para indicar as vítimas, além de representantes da rede hoteleira e de pousadas, onde os encontros costumam acontecer. Desde o início do ano, as palestras foram feitas em 16 capitais brasileiras. Mais de 1.500 pessoas foram sensibilizadas.

De acordo com o coordenador geral de Proteção à Infância do Ministério do Turismo, Adelino Neto, evitar o crime de violência sexual contra crianças e adolescentes é garantir que seus direitos sejam cumpridos, um dever que tem sido assumido pelo MTur.

Representantes do Ministério da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e do Conselho Nacional do Sesi também contribuem com a realização do encontro.

Aplicativo

Além do Disque 100, a denúncia pode vir pelos celulares, por meio de um aplicativo com o nome Proteja Brasil, desenvolvido pela Unicef e o governo brasileiro. Disponível na Apple Store ou Google Play, a ferramenta auxilia os usuários a identificar e denunciar as violações de direitos de crianças e adolescentes

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.