Com bloqueio de via

Moradores do povoado Cajueiro protestam na BR-135, nesta manhã

Os manifestantes interromperam o tráfego de veículos nos dois sentidos da BR-135.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
Os manifestantes interromperam o tráfego de veículos nos dois sentidos da BR-135.
Os manifestantes interromperam o tráfego de veículos nos dois sentidos da BR-135. (Divulgação / Jurandir Amorim / VC Repórter (via WhatsApp))

SÃO LUÍS – Um protesto com bloqueio de via ocorre neste início de manhã, em São Luís. Os manifestantes interromperam o tráfego de veículos nos dois sentidos da BR-135, no trecho próximo ao povoado Cajueiro, na Vila Maranhão – Região Metropolitana de São Luís.

De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o protesto é porque comunidades vêm sofrendo vários tipos de violação por empresas que querem construir um porto, impactando comunidades tradicionais. Segundo os moradores, uma empresa de segurança irregular ameaça a livre circulação das famílias intimidando os moradores. No início da manhã, a informação era que a manifestação é motivada pela retirada, pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), de casas próximas à linha da ferrovia Transnordestina.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) estiveram no local. Além da CPT, Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (Gedmma) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) acompanham a manifestação.

Às 9h40, segundo a PRF, após a prisão de quatro pessoas acusadas de dificultar a passagem da população, a via foi liberada. Foi formada, ainda, uma comissão de quatro pessoas para tratar do assunto. Os acusados foram conduzidos para a sede da Polícia Federal, no bairro da Cohama.

Moradores do povoado Cajueiro fazem protesto na BR-135, nesta manhã

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.