Moradia

Assentados do Estado são beneficiados com unidades habitacionais

Neste ano, o Iterma priorizou 633 habitações rurais, por meio do PNHR.

Divulgação/Sedes/Iterma

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O assentamento estadual do povoado Rio Grande, na zona rural de São Luís, foi beneficiado com a assinatura do contrato de crédito com a Caixa Econômica Federal para construção de 80 unidades habitacionais, beneficiando famílias de trabalhadores rurais priorizadas pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes).

Neste ano, o Iterma priorizou, junto ao Ministério das Cidades, 633 habitações rurais, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), para famílias reconhecidas pelo Incra e assentadas pelo governo do Estado.

De acordo com o presidente do Iterma, Luiz Alfredo Soares, além do Projeto de Assentamento Rio Grande, outros assentamentos serão beneficiados nos próximos dias, já que os mesmos estão com a situação atual em análise na Caixa Econômica. São eles: Projetos de Assentamento Luziana (Bacabal) com 50 unidades habitacionais; Auzilândia (66), Cipoeiro-Floresta, (229) e Parada do Gavião (31), em Santa Luzia; Projetos em Centro Velho, Sete Litros e Alto Salu (30), em São Luís Gonzaga; Projeto em Baixão do Ciama (43), em Bom Jesus da Selva e Projeto em Vila Pendaré, Buriticupu (105).

O diretor de Assentamento e Desenvolvimento Rural, Levi Pinho Alves, que também participou do evento no Centro Comunitário do Rio Grande, informou que este é o primeiro contrato para beneficiários dos assentamentos da Reforma Agrária do Maranhão.

O Programa Nacional de Habitação Rural concede recursos ao agricultor familiar ou trabalhador rural, organizados em áreas de assentamento, associações comunitárias, ou sindicatos rurais, para a aquisição de material de construção, construção ou reforma/ampliação da unidade habitacional. São também beneficiários do Programa os pescadores artesanais, extrativistas, silvícolas, aquicultores, piscicultores, ribeirinhos, comunidades quilombolas e povos indígenas.

"O Iterma também possibilita o acesso ao PNHR por posseiros ocupantes de terras estaduais e que não fazem parte de Projeto de Assentamento, mediante declaração de posseiro de boa fé, autorizando a construção de habitações", disse.

O presidente da Associação Comunitária do Rio Grande, José Raimundo Pereira, que reuniu todas as famílias da localidade, agradeceu o trabalho do Iterma com a comunidade. "A assinatura do contrato é uma vitória de cada habitante deste lugar", afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.