Debate

Debate: Lobão, Dino e Pedrosa discutem propostas na TV Mirante

Os principais candidatos ao governo do Maranhão se enfrentaram no debate decisivo na reta final da campanha, nesta terça-feira (30), promovido pelo <b>Sistema Mirante</b>.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
(Foto: De Jesus/ O Estado)

SÃO LUÍS – Os principais candidatos ao governo do Maranhão se enfrentaram no debate decisivo na reta final da campanha, nesta terça-feira (30), na TV Mirante. Flávio Dinho (PCdoB), Lobão Filho (PMDB) e Luís Antônio Pedrosa (PSOL) aproveitaram a oportunidade para defender suas propostas de campanha.

O debate foi dividido em três blocos. Nos dois primeiros, foram feitas perguntas de temas livres e determinados. No último bloco, cada um fez as considerações finais. O jornalista Fábio William, da Rede Globo, foi o mediador do debate.

Primeiro Bloco

Luís Antônio Pedrosa

O candidato foi o primeiro a perguntar. Falou sobre o “Pacto pela Vida”, explicando que o modelo mais próximo do Maranhão é o de Pernambuco, que teve desafios quanto à participação da população. “No meu governo pretendo fazer o sistema de segurança pública com poder de deliberação das diretrizes do sistema. Não temos apenas que aumentar o efetivo policial, mas reformular o método, pois ele é repressivo e não de prevenção, tanto que o reflexo é um sistema carcerário de pobres, negros e de periferia. Temos que reformar esse sistema”, defendeu.

Sobre a mobilidade urbana, Pedrosa defendeu que o Estado tem responsabilidade sobre a mobilidade urbana dentro das cidades, pois deve manter o diálogo com as prefeituras. “Deve ser criado um sistema estadual de transporte público, onde o Estado contribua com a formação de cidades mais humanizadas na construção de meios de acessibilidade”.

Lobão Filho

Na última parte de tema livre, o candidato Lobão perguntou ao candidato Flávio Dino. O candidato do PCdoB foi questionado sobre a contratação, em seu plano de governo, de oito mil novos policiais.

Na réplica, Lobão disse que a dobra dos policias para 16 mil seria impossível de fazer, considerando o aumento das despesas para o Estado.

Já na segunda parte do tema determinado, o candidato Lobão Filho perguntou ao candidato Flávio Dino sobre o tema saneamento básico. Perguntou sobre os planos para resolver os problemas no Estado.

Na réplica, Lobão afirmou que mais de 85% das casas do Maranhão recebem abastecimento de água e cerca de 51% tem saneamento básico. “É preciso que as prefeituras sejam ajudadas”, afirmou o candidato.

Flávio Dino

O candidato Flávio Dino (PCdoB) respondeu sobre suas propostas para a área da Saúde, Segurança e Saneamento Básico. “Vamos fazer concurso e temos proposta de estruturação da carreira”, declarou o candidato.

Dino afirmou que tem como meta “dobrar número de policiais” para combater a criminalidade. Ele defendeu, também, investimentos no acesso à água, buscando parcerias com municípios e captação de recursos federais.

Segundo Bloco

Flávio Dino

O candidato foi criticado pelas alianças com gestores municipais que pregavam “mudança”, assim como ele, e falharam na administração das cidades. Dino justificou, enfatizando que “todas as prefeituras enfrentam dificuldades”. Ele foi, também, acusado de responder a processo na Controladoria-Geral da União (CGU).

O candidato do PCdoB, ainda, apresentou ideias para tentar melhorar os indicadores sociais do Estado. “Precisamos garantir a geração de riquezas e ampliar o Produto Interno Bruto (PIB)”, defendeu.

Lobão Filho

No segundo bloco do debate, o candidato Lobão perguntou de forma livre ao candidato Flávio Dino sobre como será a mudança proposta pelo candidato do PCdoB para os 217 municípios do Estado.

Na réplica, Lobão Filho afirmou que o governo do Estado, na última gestão, esteve presente em todos os municípios, mas que os modelos de gestão empregados por algumas prefeituras estão totalmente falidos. “Em dois anos de governo, o prefeito tem sim que tentar resolver os problemas da cidade”, afirmou.

Pedrosa

Sobre o saneamento Pedrosa disse que até o momento não houve nenhum tipo de aceno de mudar o sistema de água no Estado. O que se vê é que poucos municípios tem acesso à água e esgoto. “Isso é uma calamidade pública. Se não pensarmos em revitalizar a Caema como empresa estratégica na resolução desse problema, não podemos nem pensar em turismo, por exemplo”, defendeu o candidato.

Terceiro Bloco

Lobão Filho

Nas considerações finais, o candidato se direcionou aos mais de 4 milhões de maranhenses que acompanhavam o debate. “Tenho dentro de mim a convicção de que vim preparado (...). “Me comprometi com cada olhar a mudar a vida dos maranhenses”, afirmou o candidato.

Flávio Dino

O candidato do PCdoB, ainda, apresentou ideias para tentar melhorar os indicadores sociais do Estado. “Precisamos garantir a geração de riquezas e ampliar o Produto Interno Bruto (PIB)”, defendeu.

Pedrosa

Agradeceu a oportunidade de participar do debate, mas criticou a ausência dos outros três, que não puderam participar, pois não tem representação no Congresso Nacional. Sobre suas propostas, ele afirmou que traz a esperança por meio e um modelo de campanha sem financiamento privado, praticando um debate de alto nível

Os outros candidatos que ficaram fora do debate são: Saulo Arcangeli (PSTU), Zeluís Lago(PPL) e Professor Josivaldo Corrêa (PCB). Eles serão entrevistados nesta quarta-feira (1º), dentro do JMTV 1ª edição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.