Preservação ambiental

Complexo Ambiental do Itapiracó: 1ª etapa será entregue no fim do ano

Investimento é de R$ 26 milhões, recurso do Fundo Estadual de Unidade e Conservação.

Divulgação/Sema

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A primeira etapa do Complexo Ambiental da APA Itapiracó deve ficar pronta no fim do ano. A obra, de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), tem o investimento é de R$ 26 milhões, recurso oriundo do Fundo Estadual de Unidade e Conservação, arrecadado pela Lei de Compensação Ambiental.

O projeto da Área de Proteção Ambiental do Itapiracó, com cerca de 320 hectares, prevê a construção de espaços para atividades esportivas, recreativas e educativas, como as praças da família, da criança e do esporte. Inédito no Brasil, o projeto tem como tripé: inovação, sustentabilidade e localização estratégica, o objetivo é restringir a ocorrência de crimes ambientais e a ocupação irregular da área, com a instalação das sedes administrativas da Sema, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Batalhão Florestal, Delegacia Ambiental, além de uma unidade do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Genilde Campagnaro realizou um vistoria nas obras do Complexo Ambiental da APA Itapiracó. Acompanhada do arquiteto e gestor de instalação do projeto, Marcos Borges, e do superintendente de Biodiversidade da Sema, Benedito Castro, ela conferiu o andamento dos serviços de construção das praças ao longo da Avenida Itapiracó e do calçadão para caminhada.

Genilde Campagnaro destacou o compromisso do Estado com a questão ambiental. “Esse é um importante investimento do governo estadual. Viemos conferir o andamento das obras e aproveito para anunciar que a primeira etapa será entregue até o fim do ano. Esse é um projeto que vai beneficiar não só àqueles que moram próximo ao APA Itapiracó, mas todos os maranhenses que pela primeira vez terão contato com um espaço de preservação ambiental”.

Durante a vistoria, o arquiteto Marcos Borges falou sobre a importância do projeto e preservação da área. “Esse é um projeto pioneiro que vai proporcionar às pessoas de São Luís uma nova opção de lazer, um local diferenciado para a prática de atividades esportivas e contato com a natureza, além de mais consciência sobre a importância da preservação da flora e fauna. Todo o trabalho que está sendo feito aqui foi planejado para revitalizar a área”, declarou.

Com impressionante diversidade biológica, será um espaço diferenciado para a prática de atividades esportivas e uma nova opção de lazer para os ludovicenses, beneficiando principalmente os moradores da região dos bairros do Turu, Cohatrac, e Parque Vitória.

Mesmo ainda em fase de obras, o Complexo Ambiental da APA Itapiracó já atrai pessoas. A estudante, Raiane Martins falou sobre a expectativa para a finalização do projeto. “Esse projeto é muito bom. É maravilhoso ter um local próximo de casa, com tanta beleza e agora mais acessível com estrutura para trazer a família”, disse.

A, também, estudante Maria de Fátima Sousa aprovou a iniciativa. “O local já é bom para correr, caminhar, cuidar da saúde. Espero que quando terminar a obra mais pessoas tenham a oportunidade de visitar e conhecer essa beleza”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.