Obstáculos

Calçadas da capital são tomadas por carros, placas de publicidade e entulhos

No Centro Histórico, raras são as ruas que não têm carros estacionados.

Daniel Moraes / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
 Foto: Biné Morais / O Estado
Foto: Biné Morais / O Estado

SÃO LUÍS - Em São Luís, as calçadas servem para diversas coisas: estacionar carros, expor produtos de lojas; depositar lixo e entulho; abrigar barraquinhas de vendedores autônomos e, até mesmo, acredite, para o tráfego de pedestres. No entanto, em alguns pontos, esta última utilidade citada vem sendo cada vez mais comprometida.

No Centro Histórico da cidade, por exemplo, raras são as ruas que não têm carros estacionados ou barracas de camelôs nas calçadas. O pedestre tem que andar no meio da rua, disputando lugar com os veículos – que, como se sabe, trafegam por vias que não foram projetadas para a passagem deles. “Além de tomarem as ruas, esses motoristas obrigam a gente a ficar se espremendo nas calçadas, que é onde eles estacionam”, reclama o aposentado Nonato Vieira, 69 anos.

 Foto: Baiman Prado / O Estado
Foto: Baiman Prado / O Estado

Motoristas dizem que essa situação é inevitável, devido à falta de estacionamentos na capital. “Não tem jeito de não colocar o carro na calçada. A gente tem os nossos compromissos aqui no Centro e não tem outro lugar pra estacionar” rebate Carlos Dias, 35 anos, que trabalha como vendedor no Centro. Na área, também é comum que barracas de camelôs tomem o espaço do pedestre nas calçadas.

 No Centro, é comum calçadas serem tomadas pelo comércio informal. Foto: Flora Dolores / O Estado
No Centro, é comum calçadas serem tomadas pelo comércio informal. Foto: Flora Dolores / O Estado

Lixo e entulho

 Foto: Daniel Moraes / Imirante.com
Foto: Daniel Moraes / Imirante.com

Em outro ponto da cidade, na avenida das Cajazeiras, é o lixo e o entulho que tomam conta das calçadas. A avenida é movimentada. Carros costumam passar em alta velocidade. “Eu tenho que passar com a minha filha aqui todos os dias, voltando do trabalho, e morro de medo de acidente”, diz a manicure Lindalva Santos, 28 anos.

 Com a calçada tomada pelo entulho, mãe e filha se arriscam na avenida. Foto: Daniel Moraes / Imirante.com
Com a calçada tomada pelo entulho, mãe e filha se arriscam na avenida. Foto: Daniel Moraes / Imirante.com

A prefeitura de São Luís informou, por meio de nota, que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) desenvolve ação de fiscalização e disciplinamento do trânsito na região central da capital, autuando e removendo veículos que estejam cometendo qualquer tipo de infração.

Sobre a manutenção das calçadas, a prefeitura disse que a Blitz Urbana tem realizado a operação "Cidade para o pedestre", com o objetivo de fiscalizar o disciplinamento e uso do solo urbano de acordo com a Legislação Urbanística, Plano Diretor, Código de Obras e Posturas do Município. De acordo com a nota, durante a operação, a equipe de fiscais faz a retirada de engenhos publicitários, placas, pneus e outros objetos que dificultam o fluxo de pedestre no passeio público da cidade.

Em relação à falta de estacionamentos na cidade, até o momento da publicação desta matéria, a prefeitura não se pronunciou.

Confira, abaixo, as duas notas divulgadas na íntegra:

(SMTT) - A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa que desenvolve ação de fiscalização e disciplinamento do trânsito na região central da capital, autuando e removendo veículos que esteja cometendo qualquer tipo de infração. Para a realização desse trabalho, a secretaria conta com 36 agentes, 6 motos e 2 guinchos na área em revezamento diário. Além disso, a SMTT realiza notificação aos proprietários de automóveis que estão estacionados de maneira irregular.

(Smurh) - A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), por meio da Blitz Urbana, tem realizado a operação "Cidade para o pedestre", com o objetivo de fiscalizar o disciplinamento e uso do solo urbano de acordo com a Legislação Urbanística, Plano Diretor, Código de Obras e Posturas do Município. Durante a operação, a equipe de fiscais faz a retirada de engenhos publicitários, placas, pneus e outros objetos que dificultam o fluxo de pedestre no passeio público da cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.