Energia Elétrica

Linhas de pipa e vegetação na rede elétrica oferecem riscos

De janeiro a agosto deste ano foram 613 interrupções.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
Linha de pipas enrosca-se nos fios.
Linha de pipas enrosca-se nos fios. (Foto: Biné Morais/O Estado)

SÃO LUÍS - A vegetação enroscada na rede elétrica compromete o fornecimento de energia. Em São Luís, é comum observar não apenas essa situação, mas também linhas usadas para empinar pipa presas na fiação, postes e em transformadores, o que representa um risco para a toda a rede elétrica e ainda causa prejuízo para os consumidores, que são prejudicados por causa de eventuais interrupções no fornecimento de energia por causa desse problema. Somente este ano, mais de 600 quedas no fornecimento de energia foram ocasionadas por situações dessas.

Segundo um levantamento feito pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar), os bairros Coroadinho, Cidade Olímpica, Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Liberdade, Bom Jesus, João Paulo e Cidade Operária são as localidades na capital maranhense onde mais são registrados casos de linhas de pipa presas na fiação elétrica. Em algumas situações, não apenas a linha, mas também a pipa enrosca-se nos fios.

Ainda segundo as estatísticas da companhia, de janeiro a agosto deste ano foram registradas 613 interrupções no fornecimento de energia causadas por esse problema em São Luís. Nesse mesmo período do ano passado, a Cemar registrou 662 casos na capital maranhense. Em todo o Maranhão, nos primeiros oitos meses deste ano, foram registradas 1.350 ocorrências dessa natureza.

Vegetação

Outra situação que causa problemas para a rede elétrica é a vegetação que se enrosca nos fios de energia. Há casos em que o emaranhado de galhos e folhas encobre transformadores, causando ainda mais transtornos.

Leia mais na edição on-line de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.