Controle de Zoonoses

Semus coordena mobilização para combate à raiva na Região Metropolitana

São Luís teve avaliação positiva do Ministério da Saúde em relação ao controle da doença.

Divulgação/Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50

SÃO LUÍS - A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está coordenando o acordo de cooperação técnica com os municípios de Alcântara, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa para controle da raiva canina. A função de coordenação para São Luís ocorreu devido à avaliação positiva do Ministério da Saúde em relação ao controle da doença na capital. A imunização de cães e gatos contra a raiva está alinhada com a política da gestão municipal para garantia da saúde pública.

Foram definidos os termos que constarão no acordo de cooperação e que serão submetidos à Comissão Intergestores da Região Metropolitana (CIR). A participação da CIR é necessária porque a Comissão é responsável pela pactuação das estratégias de condução e operacionalização do SUS em âmbito regional, incluindo a descentralização de ações e serviços para garantia do bom funcionamento da gestão da saúde pública.

O documento será encaminhado à CIR pela secretária Helena Duailibe, eleita coordenadora da comissão em agosto deste ano. Entre os termos firmados no encontro estão os procedimentos a serem feitos de forma compartilhada pelos municípios envolvidos no acordo para o sacrifício e hospedagem de animais infectados.

Em São Luís, o controle da doença é feito pela Semus, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). De acordo com o diretor do CCZ, João Batista Pires, as discussões são fundamentais porque o combate integrado da doença nos municípios da região metropolitana garantirá ainda mais efetividade às ações. “É importante compartilhar as experiências obtidas com o controle da doença na capital maranhense e repassar essas medidas para os gestores dos demais municípios, que poderão dessa forma controlar a doença em suas localidades de origem”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.