Investigação

Sejap investiga vídeo de preso com celular em Pedrinhas

Imagens mostram diretor da penitenciária recebendo o aparelho.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
Vídeo flagra repasse de celular a detento.
Vídeo flagra repasse de celular a detento. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - A direção da Secretaria Estadual de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informou, por meio de nota, que abriu uma sindicância administrativa para apurar as imagens foram veiculadas, durante o fim de semana, pelas redes sociais como o Facebook e blogs. Nas imagens, aparece o diretor da Penitenciária de Pedrinhas, Salomão Mota, recebendo um aparelho celular de um interno dessa unidade prisional. Como ainda serão apuradas as ofensas ditas por um funcionário do presídio, cujo nome não foi revelado, ao diretor da penitenciária.

No vídeo, de 40 segundos, o detento aparece sentado e falando ao celular. Depois de finalizar a ligação, ele anda em direção ao diretor da Penitenciária de Pedrinhas para entregar o aparelho. Essa atitude é feita na presença de outros internos, como também de vários funcionários.

Lei

Segundo a Sejap, a Lei de Execuções Penais (LEP) afirma que o detento, principalmente em regime semiaberto, pode ter comunicação com a família, inclusive, quando um dos parentes está na condição de enfermo. A secretaria, também, frisou que Salomão Mota, nestes últimos meses, tem feito várias mudanças na rotina funcional desse presídio e eliminado os vícios que proporcionavam irregularidades, e isso tem resultado em revoltas por parte de um dos servidores do presídio.

Para a Sejap, essas imagens foram divulgadas de forma tendenciosa pela parte de quem as produziu, pois não teve a moralidade para informar que se tratou de um procedimento legal em relação à possibilidade de um apenado ter dificuldade de falar com um familiar enfermo, além de forma transparente que o procedimento foi feito. O diretor da unidade prisional procedeu o ato perante as câmeras de vídeo do circuito interno do presídio e na presença de vários funcionários.

Leia mais na edição on-line de O Estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.