Manutenção

Responsabilidade por fiação é das operadoras

Uma mulher de 59 anos morreu após ser atingida por fiação de telefonia fixa.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(Biné Morais / O Estado)

SÃO LUÍS – Morreu, nesse domingo (31), a mulher, de 59 anos, atingida pela fiação de telefonia fixa caída de um poste no bairro do Renascença, em São Luís. Ela foi derrubada e bateu com a cabeça no meio-fio quando o cabo se enroscou em um automóvel que passava pela via. O acidente aconteceu na última quarta-feira (27) e reascendeu a discussão sobre o problema dos fios colocados de forma irregular na capital maranhense.

A empresa de telefonia responsável pelo cabo afirmou, no dia do acidente, que havia consertado a fiação na área, e que não vai comentar a morte da pessoa atingida pelo cabo. A responsabilidade de realizar a manutenção dos cabos é da empresa, conforme explicou, em entrevista ao Imirante.com, o defensor público Alberto Bastos. "As concessionárias de serviço público têm o dever, a obrigação de fornecer um serviço de qualidade e com segurança. Partindo da premissa que ela deve fornecer o serviço com segurança, ela tem o dever, também, de fazer a manutenção rotineira nos cabos que possibilitam a transmissão do serviço", diz.

O poder público e a população, também, devem fiscalizar o bom estado de conservação dos cabos. No Maranhão, Agência Reguladora de Serviços Públicos é a responsável pela fiscalização no setor. "Diante de um caso desse como o que aconteceu com essa senhora, que morreu em decorrência de um cabo que estava na rua, a responsabilidade da empresa é latente. Ela tem a responsabilidade de conservar esses cabos e não o fez. Não o fazendo e provocando danos a terceiros, ela pode ser responsabilizada por danos morais, e esses danos morais não se restringiriam apenas à reparação da família atingida, mas, também, em caráter sancionatório-pedagógico, de forma que se aplica uma indenização alta para que se evite que essas empresas continuem, de forma desidiosa, mantendo esses cabos sem a devida conservação, sem a devida manutenção", esclarece o defensor.

A família atingida pela tragédia deve procurar a Defensoria Pública – localizada na avenida Marechal Castelo Branco, bairro do São Francisco – e ingressar com uma ação judicial por danos morais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.