Transporte público

Falta de paradas de ônibus em SL causa indignação

Situação agrava-se com insegurança e desrespeito de alguns motoristas.

Neto Cordeiro/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
 Ponto de ônibus da Rua Rio Branco, no Centro de São Luís. Foto: Neto Cordeiro / Imirante.com.
Ponto de ônibus da Rua Rio Branco, no Centro de São Luís. Foto: Neto Cordeiro / Imirante.com.

SÃO LUÍS - "Isso aqui é parada? Isso é uma calamidade!". A doméstica Flor de Maria revolta-se quando questionada sobre as condições dos pontos de ônibus da capital. O Imirante.com esteve nas ruas para saber se os usuários de transporte público estão satisfeitos com as paradas de ônibus.

O resultado foi reclamações por toda parte. "Às vezes, eles param aqui, às vezes, lá embaixo. Eles passam direto. A gente tem que ir para o meio da rua senão eles não param", exclama a doméstica enquanto espera pelo ônibus na Rua da Paz, no Centro. No local não existe parada. As pessoas buscam abrigo sob o toldo de um ponto comercial. "Em dia de chuva é horrível porque a gente tem que procurar um local para se esconder", completa.

 Os usuários do transporte público reclamam da situação das paradas. Foto: Neto Cordeiro / Imirante.com.
Os usuários do transporte público reclamam da situação das paradas. Foto: Neto Cordeiro / Imirante.com.
 Ponto de ônibus sem abrigo situado na Rua da Paz, no Centro. Foto: Neto Cordeiro / Imirante.com.
Ponto de ônibus sem abrigo situado na Rua da Paz, no Centro. Foto: Neto Cordeiro / Imirante.com.

Ainda na região central, a situação repete-se na Rua Rio Branco. Lá não há qualquer tipo de abrigo para os usuários. Além disso, há outro problema, apontado pela dona de casa Sâmara de Fátima Gomes: a insegurança. "Fico aqui sobressaltada com medo de assalto. Agora eu pego de manhã que é mais seguro. À tarde, eu acho muito perigoso por aqui. Poderia ter um local mais seguro, com cobertura. Não tem nada", critica.

Com a pausa das chuvas, o vilão é o Sol. Se com as paradas que existem é complicado encontrar espaço onde haja sombra, sem elas isso se torna quase impossível no ponto de ônibus na Avenida Luís Eduardo Magalhães, no bairro Cohafuma. "Sinto falta de uma parada. É tão ruim ficar no sol quente", lamenta a coordenadora de turma Cátia Araújo.

 Foto: Neto Cordeiro / Imirante.com.
Foto: Neto Cordeiro / Imirante.com.

A falta de paradas de ônibus agrava outro problema recorrente no dia a dia de quem depende do transporte público. Muitos motoristas não param nos pontos. É o que ressalta Sâmara de Fátima. "Várias vezes o ônibus já passou direto. Nem reclamo porque não adianta", pontua.

Em nota, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) explicou que a instalação de novos abrigos é feita com base em avaliações sobre sua necessidade e possibilidade. Leia, abaixo, a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa que já foram instalados 80 abrigos novos na capital, e outros foram recuperados e adaptados para pessoas com deficiência. Além disso, estão sendo implantados novos abrigos tipo estação, a exemplo dos que foram instalados na Avenida Beira-Mar e São Luís Shopping . A SMTT ressalta que existe a previsão para a instalação de mais estações, (abrigos) desse modelo, até o final deste ano. A secretaria lembra que a instalação de abrigo segue critérios a partir de estudo de necessidade e possibilidade do setor de engenharia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.