Insegurança

Furtos a residências já passam de 200, só no primeiro semestre deste ano

Na maioria dos casos, a ação é silenciosa e conta com "jeitinho" de bandidos.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
Assaltante, no Turu: ação fácil e rápida. Foto: Reprodução TV Mirante.
Assaltante, no Turu: ação fácil e rápida. Foto: Reprodução TV Mirante.

SÃO LUÍS - A imagem acima é de um assaltante que furtou uma TV numa casa localizada no Turu, nesta semana. A forma como ele abriu o portão é o que mais impressiona: ele levantou o portão de alumínio e o tirou do "trilho". Feito isso, o acesso à residência da vítima estava livre e garantido.

Roubos como esses têm sido bastante recorrentes em bairros nobre e de classe média, em São Luís. Só no primeiro semestre deste ano são 219 registros semelhantes e, segundo a polícia, os bairros mais procurados pelos bandidos são, além do Turu, reportado no exemplo, Araçagi, Vinhais, Cohama, Cohajap e Olho D’água.

Entretanto, de acordo com o técnico em automação ouvido pelo Imirante.com, Jonatas Quadros, há algumas formas de dificultar este tipo de furto, na maioria das vezes silencioso. Em áreas como São Francisco e Renascença, explica Jônatas, moradores têm mudado o sistema de seus portões de alumínio. "Um jeito é trocar o 'trilho' do motor. Em vez de ficar da forma mais comum, ele é invertido e fica por baixo da engrenagem. A outra alternativa é colocar uma trava (como a imagem, abaixo, mostra).

Modelo de trava que dificulata ação de criminosos. Foto: Reprodução de internet.
Modelo de trava que dificulata ação de criminosos. Foto: Reprodução de internet.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.