Obras

Obras no Canal do Coroadinho seguem inacabadas

Serviço em canal foi iniciado em 2011, mas ainda não está concluído.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
Obras no Canal do Coroadinho seguem inacabadas.
Obras no Canal do Coroadinho seguem inacabadas. (Flora Dolores/O Estado)

SÃO LUÍS - A obra do Canal do Coroadinho começou em julho de 2011 e, ainda, não foi concluída. O prazo indicado na placa é de 600 dias, ou 20 meses, e findou em março de 2013. Segundo os moradores da área, há uns quatro meses nenhum trabalhador aparece no canteiro de obras, apenas os vigias se revezam no local.

Com dois quilômetros de extensão, o canal cobre parte do Rio das Bicas e foi planejado para contornar as inundações que ocorrem regularmente no bairro Coroadinho. Além de recuperar áreas que já estavam alagadas, a obra ainda previa a urbanização da região, com a construção de praças, ciclovias e áreas de lazer. A construção foi financiada pelo Banco Mundial (BIRD) e está orçada em mais de R$ 19 milhões.

Para os moradores, o arrasto da obra é uma questão preocupante, pois eles não têm ideia de quando tudo vai terminar. Além disso, quem mora perto do canteiro sofre com as inundações e alguns moradores tiveram suas casas comprometidas com rachaduras, depois que as obras começaram. É o caso de Raimunda dos Santos Martins, de 82 anos. A idosa mostrou que os cantos e paredes de sua casa estão tomados por fissuras. Segundo afirmou, a Prefeitura, na época em que a obra se iniciou, teria prometido indenizar e retirar todos os moradores próximos ao canal, mas até agora apenas recolheram cópias dos documentos dessas pessoas. A aposentada, que comprou a casa ainda no início do bairro, frisou que já pensa em ir até um órgão público para saber se a obra continuará e qual o seu futuro e de seus vizinhos. "A gente não vê mais movimento e nem carro na obra. Está tudo parado há um tempo", afirmou.

Leia mais na edição on-line de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.