Tratamento

HUUFMA iniciará ambulatório especializado para tratamento de câncer de pênis

Programa será lançado oficialmente às 14h desta sexta-feira (8).

Divulgação/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51

SÃO LUÍS - O Hospital Universitário da UFMA irá lançar oficialmente nesta sexta-feira (8), às 14h, o Núcleo de Referência em Prevenção e Tratamento de Câncer Peniano no Maranhão. O projeto coordenado pelo professor José de Ribamar Rodrigues Calixto, terá suas consultas iniciadas no próximo dia 15, em um ambulatório específico para atender homens com lesão peniana, sendo a marcação realizada via Central de Marcação de Consultas do Município, Cemarc.

O programa tem como propostas centrais a assistência médica adequada ao paciente acometido por lesão peniana sugestiva de malignidade e o contato dos estudantes da área da saúde e das ciências biológicas com os casos de câncer de pênis, doença tão incidente na população maranhense. Apesar do Maranhão ocupar a primeira posição em números de casos de câncer de pênis no país, este tipo de doença costuma ser diagnosticado tardiamente, o que compromete uma abordagem efetiva, levando a um pior prognóstico.

No Maranhão, a cada quinze dias, um homem portador de câncer de pênis tem o seu órgão genital amputado em São Luis. Esse grande número de amputações revela a falta de informação e o preconceito em procurar tratamento.

Entre as ações que serão desenvolvidas pela equipe do projeto estão o acompanhamento ambulatorial adequado ao paciente acometido pelo câncer de pênis, por meio da atenção médica especializada e periódica; levar ações educativas e atendimento médico especializado em diagnóstico e tratamento de lesões penianas a quatro municípios do estado: Pinheiro, Colinas, São Mateus do Maranhão e Grajaú. O projeto propõe, também, mostrar os meios mais adequados de prevenção do câncer de pênis e outras temáticas, relacionadas à saúde do homem, à população por meio de palestras, cartilhas e orientações durante a consulta. Também ensina o método de autoexame de pênis e testículos, realiza exames histopatológicos e imunohistoquímicos nas lesões penianas, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.