Vida no Trânsito

SSP e Detran traçam metas para a Operação Lei Seca

Objetivo da operação é diminuir a quantidade de acidentes.

Imirante.com, com informações do Detran

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
(Douglas Jr. / O Estado)

SÃO LUÍS - Gestores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) avaliaram o resultado do primeiro fim de semana da Operação Lei Seca – Vida no Trânsito e traçaram estratégias para as próximas blitzen a serem realizadas, a partir desta sexta-feira (1º), em vários pontos de São Luís.

A reunião serviu, também, para discutir estratégias de logística, no intuito de aperfeiçoar o espaço da operação e tornar o trabalho dos profissionais envolvidos mais ágil. O teste do etilômetro (bafômetro) será aplicado em mais motoristas e não somente naqueles que apresentarem sinais de embriaguez.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Marcos Affonso, lembrou que o principal objetivo da operação é diminuir a quantidade de acidentes. “Neste sentido, a operação já obteve um bom resultado. No primeiro fim de semana, não foi registrado nenhum acidente com vítima fatal na capital maranhense”.

No Detran-MA, o resultado foi sentido ao longo da semana. O número de atendimentos aumentou. Os motoristas correram para regularizar a situação dos veículos. Um efeito que demonstra a efetividade da operação. “A operação abrange tudo. A lei seca é o carro-chefe, mas vários itens são checados: documentação, cadeirinhas. O Corpo de Bombeiros fiscaliza os itens de segurança, ou seja, visa proteger a população como um todo, e a sociedade já está vestindo a camisa da operação”, afirmou o diretor-geral do Detran-MA, André Campos.

Balanço

A Operação Lei Seca – Vida no Trânsito contou com a participação de, aproximadamente, 70 profissionais do Detran-MA, Policia Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA), Instituto de Criminalista (Icrim) e Polícia Civil.

Foram montadas barreiras em pontos estratégicos da Região Metropolitana de São Luís para a abordagem do motorista. Durante os dois dias de operação, três pessoas foram presas por embriaguez ao volante, 394 veículos foram fiscalizados, 31 veículos removidos e 641 pessoas foram abordadas.

Houve, ainda, cinco motoristas que receberam auto de infração por dirigirem sob efeito de álcool, nove foram autuados por dirigirem sem habilitação e 189 punidos com multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por cometer infrações diversas ao volante como dirigir sem documentação do veículo (licenciamento), vidros com película fumê e, ainda, por estarem com farol xênon. Foram vistoriados, também, 144 veículos pelo Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, dos quais 30 foram notificados com extintores de incêndio vencidos.

Uma pessoa foi conduzida à delegacia por portar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsificada. Na ocasião, peritos do Icrim que participam da operação constataram a falsificação do documento e levaram ao conhecimento da delegada de Polícia Civil que estava de plantão no local. Ela encaminhou o condutor ao Plantão Central para ser apresentado. Três das ocorrências de embriaguez, ocorridas no fim de semana, foram classificadas como crime, e os condutores foram autuados em flagrante e conduzidos para uma delegacia.

Lembrando que quem for flagrado sob efeito de álcool (com até 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido) é enquadrado no Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): comete infração gravíssima (7 pontos na CNH), com penalidade de multa (R$ 1.915,40) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses. O veículo ainda fica retido até a apresentação de outro motorista habilitado e em condições de dirigir. Em caso de reincidência em menos de 12 (doze) meses, o valor da multa é dobrado, ou seja, de R$ 3.830,80.

Na oportunidade, orientadores da equipe de Educação para o Trânsito do Detran-MA também distribuíram panfletos com orientações aos motoristas com informações sobre a Lei Seca, com dados sobre os valores de multas, medidas administrativas, prevenção de consumo de álcool, bem como o uso do cinto de segurança, transporte de crianças, entre outros itens de segurança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.