Trânsito

Animais soltos em vias podem causar acidentes com veículos

Durante esta semana, gado foi flagrado na Avenida dos Holandeses.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
(undefined)

SÃO LUÍS - Em São Luís, há lei que proíbe que animais transitem em vias públicas da cidade. Porém, é comum se ver bichos soltos pelas principais avenidas e ruas da capital, levando perigo a transeuntes. E não são apenas cachorros, gatos e animais de pequeno porte que transitam soltos a esmo, ruminantes, mulas e equinos são comuns nas ruas.

No fim da tarde de terça-feira (22) por exemplo, no horário de pico, três vacas transitavam tranquilamente na Avenida dos Holandeses, na Ponta d’Areia, enquanto carros tinham de diminuir a velocidade e desviar dos bichos. Já na semana passada, na Rua Jansen Muller, no Centro, uma jumenta e seu filhote andaram por toda a via e foram atravessar a Rua Rio Branco. Mais uma vez os motoristas tiveram de parar os veículos ou desviar dos bichos.

Segundo a Lei Municipal 1790/68, o recolhimento de animais é de competência da Prefeitura de São Luís. Apreendidos os animais, os donos têm até 48 horas para retomar os bichos, após pagamento de multa, que varia de 20% a 60% do valor do salário mínimo, além da taxa de manutenção diária de R$ 10,53. Os animais recolhidos são encaminhados para o Núcleo de Apreensão de Animais localizado na Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Mas quem quiser recuperar algum bicho recolhido deve comparecer à Coordenação de Apreensão de Animais/Blitz Urbana, na Avenida dos Franceses, s/n°, Alemanha (Complexo da Guarda Municipal).

Leia mais na edição on-line de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.