Paralisação

SL: continua a greve na rede municipal de ensino

Prefeitura e docentes não chegam à solução do impasse; 130 mil alunos estão sem aula.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
(Foto: Diego Torres / Imirante.com)

SÃO LUÍS - Os professores da rede municipal de São Luís seguirão com as atividades paralisadas por tempo indeterminado. A decisão de continuar com a greve, iniciada no dia 22 de maio, foi tomada na manhã dessa sexta-feira (18), durante uma assembleia geral da categoria, realizada no Centro de Convenções do Multicenter Sebrae, no Cohafuma. Dessa forma, aproximadamente 130 mil alunos continuarão sem previsão de retorno para as salas de aula.

Os professores reivindicam reajuste de 20% e data-base de acordo com a lei do piso salarial e realização de concurso público para a categoria, entre outros itens da pauta. Os docentes afirmam ter optado pela continuidade do movimento após a prefeitura não ter apresentado uma contraproposta satisfatória às reivindicações da categoria.

Na semana passada, o Ministério Público (MP), por meio da Promotoria de Justiça da Defesa da Educação, mediou um encontro entre as duas partes envolvidas no conflito para que ambas entrassem em acordo. Durante a reunião, o MP recomendou que a prefeitura apresentasse até quinta-feira (17), uma contraproposta para os docentes da rede municipal de ensino.

Porém, nesse dia, foi realizada uma nova reunião entre as partes envolvidas na discussão e a prefeitura não apresentou uma resposta às reivindicações dos professores. Alegando dificuldades financeiras do município e queda da arrecadação, o titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Geraldo Castro Sobrinho, que participou do encontro, disse que os pleitos dos docentes não poderiam ser atendidos no momento.

Leia mais na edição deste sábado (19) do jornal O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.