Fiscalização

Bombeiros farão vistorias em estabelecimentos do Centro

A área entrou na rota de vistorias após incêndio atingir supermercado nessa segunda.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
(Foto: Karina Marçal Sousa/WhatsApp)

SÃO LUÍS - O incêndio ocorrido na segunda-feira (7) em um supermercado no Centro de São Luís levou o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM) a acrescentar o bairro em sua rota de vistorias a estabelecimentos comerciais e edificações que começam hoje (9). Durante os próximos três dias, homens do Grupamento de Atividades Táticas (GAT) visitarão imóveis localizados na Avenida Litorânea, Península da Ponta d'Areia e Ponta d'Areia, depois irão para o Centro, incluindo Centro Histórico, e outros bairros de São Luís. A operação tem como objetivo verificar itens de segurança e proteção contra incêndio e pânico e foi divulgada ainda na segunda-feira (7) em reunião realizada no auditório do 1º Grupamento de Bombeiros Militar.

Segundo o major Wellington Soares, a operação não se restringirá apenas às ações do GAT, mas também a diversos outros grupamentos que compõem a corporação. "As áreas já foram definidas e a reunião foi para delimitar o que a gente quer, o que vamos observar. São vários grupamentos envolvidos, não apenas o GAT, então devemos traçar uma linguagem só", afirmou o subcomandante do GAT, major Wellington Soares.

Entre os itens que serão vistoriados nesses locais, a presença de equipamentos preventivos deve ser o foco principal, isso quer dizer que os Bombeiros irão verificar extintores de incêndio, sinalizações, hidrantes, saídas de emergências, entre outros itens de segurança imprescindíveis. "Essa é uma ação que também visa educar os proprietários sobre a importância de estar de acordo com as determinações de segurança do Corpo de Bombeiros", destacou o subcomandante do GAT.

Em caso de irregularidades, o proprietário do imóvel pode receber uma advertência, multa ou ter o alvará de funcionamento do estabelecimento cassado. Sendo que o tipo de sanção vai depender da gravidade do problema constatado.

Leia mais na edição on-line de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.