Saúde Pública

Imóveis abandonados tornam Centro mais sujeito à dengue

Casarões inabitados favorecem a proliferação do mosquito transmissor da doença.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53
(Biné Morais)

SÃO LUÍS - Os moradores de bairros localizados no centro de São Luís estão mais sujeitos a serem contaminados pela dengue por causa do grande foco de mosquito Aedes aegypti, causador da doença, presente nessa região. A grande quantidade de imóveis abandonados e a presença de lixões são os principais fatores que favorecem a proliferação do mosquito, tornando essa região da capital maranhense mais suscetível a ter casos da doença.

As regiões da cidade com mais focos do mosquito, e por isso onde há o maior risco de contaminação pela doença, foram identificadas por meio do Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) - feito pela Secretaria Municipal de Saúde - que mede o grau de infestação de uma determinada localidade pelo mosquito. Conforme os dados, após o Centro, os distritos sanitários da Cohab, Tirirical, Bequimão, Itaqui, Vila Esperança e Coroadinho são os que apresentam os maiores focos do Aedes aegypti.

De acordo com Teresinha Lobo, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), os casarões abandonados localizados no centro histórico da capital maranhense favorecem a reprodução do mosquito transmissor da dengue, uma vez que dentro desses locais é grande a quantidade de materiais que podem acumular água, como garrafas pet, copos plásticos e outros objetos.

Leia mais na edição on-line de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.