Educação

Escolas estaduais recebem livros para alunos com deficiência visual

O programa Mecdaisy foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Imirante.com, com informações da Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

SÃO LUÍS - Escolas da rede pública estadual, localizadas nas 19 Unidades Regionais de Educação do Maranhão, receberão kits com livros didáticos em formato tecnologia Mecdaisy - que converte texto disponível no computador em texto digital falado. O material didático é destinado a alunos com deficiência visual, matriculados na rede.

Os kits foram entregues aos gestores das Unidades Regionais de Educação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) durante o 4º Encontro Temático de gestores que aconteceu, nestas quarta (25) e quinta-feira (26), no auditório da Fundação da Memória Republicana (Convento das Mercês).

De acordo com a supervisora de Educação Especial da Seduc, Maria do Perpetuo Socorro, o material é composto por 29 livros acessíveis em formato Mecdaisy e cada escola receberá dois kits. Segundo ela, após a entrega, a Seduc capacitará professores e alunos para trabalhar com os livros.

 Foto: Lauro Vasconcelos / Seduc.
Foto: Lauro Vasconcelos / Seduc.

O programa Mecdaisy foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e é utilizado para converter textos em áudio facilitando, assim, a inclusão digital das pessoas com deficiência visual.

Baseado no padrão internacional Daisy - Digital Accessible Information System - a ferramenta brasileira traz sintetizador de voz (narração) e instruções de uso em português brasileiro. O software permite converter qualquer texto em formato Daisy e, após a conversão, é possível manusear o texto sonoro de maneira semelhante ao texto escrito. O Mecdaisy permite que o usuário folheie, consulte o índice, pesquise e faça comentários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.