Criminalidade

Delegado dá dicas para evitar assaltos à residência

Grande parte das ocorrências se dá por falta de cautela das próprias vítimas.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

[e-s001]

SÃO LUÍS – Cada vez mais a ousadia dos criminosos tem desafiado a polícia em casos de assaltos a residências em São Luís. No início desta semana, uma quadrilha foi quadrilha – especializada nessa modalidade de crime – foi presa no São Francisco, após um assalto praticado no Bairro da Cohama, no momento em que se preparavam para um novo roubo. A localização foi possível após rastreio, por meio do sistema de GPS, de um dos smartphones roubados na ação. A polícia comprovou a participação de dois dos integrantes da quadrilha em outros quatro casos.

Grande parte das ocorrências se dá por falta de cautela das próprias vítimas. Na entrada ou saída da residência, é preciso estar atento a alguns cuidados. O delegado, especializado em roubos e furtos, Rodson Almeida, em entrevista ao Imirante.com, indica qual o principal erro das vítimas: "ao chegar em casa, não perceber que, eventualmente, possam ter sido seguidas ou que, na rua mesmo, tenha um veículo ou motocicleta em atitude suspeita, pessoas não são da proximidade", alerta. "Se isso acontecer, o conselho que se dá é que a pessoa siga o seu percurso, dê uma volta em outra rua e, se continuar, acione, imediatamente, o 190, e não entre na residência nessa situação, porque quando você aciona o portão automático e entra com o carro, você fica vulnerável", orienta – ouça na íntegra.

Na capital maranhense, os bairros com os maiores índices de assaltos a residências são Cohajap, Cohafuma e Cohama, considerados de classe média mais alta e onde, segundo o delegado, "se perdeu o que se tinha no passado, aquela aproximação com o vizinho". "Em bairros onde se tem essa aproximação, dificilmente ocorre crimes dessa natureza, porque o vizinho conhece todo o histórico daquela família. Então, qualquer movimentação, ali, errada, ele aciona a polícia, e os vizinhos intervêm. Até mesmo na saída dos bandidos, eu já vi caso da população se juntar para prender", relata. O isolamento permite que os criminosos tenham tempo suficiente para praticar as ações.

Segurança

Com o atrevimento dos bandidos, os sistemas de monitoramento por câmeras não evitam assaltos, mas ajudam a inibir e, em alguns casos, elucidar os crimes. "Ele (o criminoso) prefere, obviamente, cometer esses crimes em uma residência que não tenha esse tipo de acessório de segurança privada. Isso, a gente tem percebido, que não só inibe, e quando, mesmo assim, acontece, quando eles não percebem que a casa tem esse dispositivo, é de grande valia para, depois, o esclarecimento desse crime", diz o delegado.

Almeida recomenda, ainda, que, se possível, o proprietário da residência instale um sistema de monitoramento que faça a gravação das imagens e que fique escondido, e outro que, ao contrário, fique bem à vista e sirva de isca para distrair os bandidos.

Veja, na lista abaixo, outras dicas de segurança:

– Antes de chegar à residência, telefone para alguém que esteja em casa, para que ela veja se há movimentação suspeita na rua;

– Ao receber funcionários de empresas prestadoras de serviços (como TV por assinatura, de fornecimento de energia elétrica ou de água, por exemplo), sempre exigir as credenciais; se suspeitar de algo, ligue para a empresa e confirme os dados; e, em todos os casos, combine com o vizinho para que ele esteja, também, atento à movimentação;

– Se possível mudar a automação dos portões automáticos para uma velocidade mais eficaz; motores profissionais reduzem a velocidade de abertura e fechamento dos portões para apenas dois segundos;

– Nas férias, se for viajar, não deixe a residência por muito tempo sem ninguém; se não for possível deixar a chave com algum parente, não é recomendado deixar lâmpadas acesas para despistar os criminosos, já que, durante o dia, a atitude pode chamar atenção; se for possível, solicitar que exemplares de assinaturas de revistas, jornais ou correspondências não sejam entregues naquele período, já que a caixa de correio, também, pode dar a certeza aos bandidos que não há ninguém na residência por algum tempo.

Combate à criminalidade

Questionado pela reportagem do Imirante.com sobre o combate aos assaltos à residência em São Luís, Rodson Almeida garante que o trabalho tem sido eficaz no sentido em que a polícia consegue identificar as quadrilhas que vêm agindo na cidade. "Assim que a vítima chega à delegacia e comunica o fato, a gente instaura o inquérito policial para apurar as circunstâncias do crime, colhe depoimentos dessas vítimas e testemunhas, procura imagens da redondeza para auxiliar no trabalho e isso tem surtido na medida em que a gente tem conseguido prender algumas pessoas envolvidas nesse crime", explica.

Se, ainda assim, não for possível evitar a ação dos bandidos, a principal orientação é manter a calma. "Não se esqueça de que o bandido está, geralmente, mais nervoso que você e qualquer atitude inesperada da sua parte poderá fazer com que ele tenha uma atitude, também, inesperada. Evite fixar os olhos diretamente para ele por muito tempo, mas, sempre que for possível, tente observar as características, o modo de falar, alguma tatuagem, alguma cicatriz, que essas informações serão, depois, importantíssimas para a investigação", recomenda o delegado.

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos em São Luís fica localizada na Rua da Alegria, nº 125, Centro – nas proximidades do Hospital Universitário Presidente Dutra. O telefone é (98) 3214-1632.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.