Direito do Isoso

Mais de 300 casos de crimes contra idosos registrados este ano

Cerca de 2.900 atendimentos já foram feitos pela Defensoria Pública do Estado.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

SÃO LUÍS - Dados da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE), por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), apontou que, somente nos quatro primeiros meses deste ano, cerca de 2.900 atendimentos foram realizados com relação a orientações a respeito de crimes e violência contra idosos. Desses atendimentos, 344 foram comprovados e tiveram algum tipo de ação movida pela DPE. As principais demandas dizem respeitos a negligências e violência física e psicológica.

Em 2013 a Defensoria Pública estadual contabilizou 7.030 atuações voltadas ao idoso. Desse total, 923 foram orientações individuais de natureza social e psicológica, outros 218 atendimentos voltados à família e 64 mediações de conflitos, envolvendo 225 pessoas, dentre outros. Além disso, o Ciapvi encaminhou 164 casos para atendimento jurídico junto ao núcleo especializado da instituição e outros 265 foram direcionados para os órgãos responsáveis.

Desse total, os filhos são responsáveis por 50% das ocorrências, seguidos de netos, outros parentes, companheiros, cuidadores e vizinhos. As mulheres, na faixa etária entre 60 e 70 anos são as que estão mais expostas aos abusos e sofrem mais com a violência física, já os homens são as maiores vitimas de negligência e violência psicológica. “Parece que as famílias não estão preparadas para lidar com a velhice e com a longevidade de seus idosos”, ressalta a delegada Rosa Maria Castro Campos, titular da Delegacia de Proteção ao Idoso (DPI).

Leia mais na edição on-line de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.