Imunização

Campanha de vacinação contra a raiva ocorre até 15 de julho

Divulgação/Prefeitura de São Luís

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

SÃO LUÍS – Ocorre, até o dia 15 de julho, a campanha de vacinação animal contra a raiva está realizando uma ampla campanha de vacinação contra a raiva canina em toda a cidade. A ação envolve 163 agentes com a meta de vacinar 140 mil animais, entre cães e gatos, para eliminar a doença, que tem um alto poder de letalidade.

“Foram registrados 52 casos de raiva animal em 2012, o que representava um grande risco para a população. Por isso, foram tomadas providências imediatas para interromper o ciclo de transmissão”, explicou o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Semus, João Batista Pires.

Em 2013, foram realizadas duas campanhas de vacinação animal contra a raiva e desde maio do ano passado não há registros de casos da doença em São Luís. A campanha se estenderá até o dia 15 de julho e, para receber a vacina, os animais devem ter, no mínimo, três meses de vida. Eles não podem apresentar sinais de doença nem estar em recuperação de acidentes ou cirurgias.

As fêmeas em período de gestação, no cio ou em fase de amamentação também podem ser imunizadas. Não é necessário apresentar documento do proprietário nem do animal. Em todos os bairros já visitados pelas equipes de vacinação, a adesão da população é grande, mesmo assim a Semus reforça que o único meio de prevenir a ocorrência da raiva é com a imunização de cães e gatos.

“A raiva é uma doença transmissível pelo contágio direto, através de mordidas, arranhões e lambidas de qualquer animal infectado. Por isso, é importante vacinar e ficar atento para a aplicação de uma nova dose da vacina, no mês de dezembro”, enfatizou o coordenador do CCZ.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.