Dica de saúde

Náuseas e vômitos: saiba como tratar e evitar

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

SÃO LUÍS - Vômito e náuseas são problemas que afetam a maioria das pessoas. A náusea consiste na sensação desagradável de vontade de vomitar. E vomitar é expulsar de forma forçada, pela boca, o conteúdo do estômago.
Quem sofre com esses problemas costuma sentir um mal estar generalizado, não tem vontade de comer, além de querer ficar parado e, em alguns casos, prefere ficar em uma posição específica, deitado ou sentado para se sentir melhor.

Causas

As causas desses sintomas são variadas. As mais comuns são:

· Doenças do ouvido

· Enxaquecas

· Doenças ou infecções do cérebro

· Infarto do miocárdio, a insuficiência renal

· Infecções virais

· Medicamentos

· Enjoo do mar ou enjoo por movimento

· Cefaleias por enxaqueca

· Enjoo matinal durante a gravidez

· Envenenamento alimentar

· Alergias alimentares

· Quimioterapia em pacientes com câncer

· Bulimia Alcoolismo

· Úlcera péptica na saída do estômago (piloro)

Os casos de ânsia e vômito costumam melhorar espontaneamente em horas ou poucos dias. Mas é imprescindível que, enquanto permanecer o quadro o paciente mantenha a hidratação. Adultos, e principalmente crianças e idosos, devem ingerir líquidos (água, sopa, suco) abundantemente para prevenir a desidratação.

Tratamento

Vários medicamentos podem ser utilizados para o tratamento da náusea, mas o uso deles devem ser feitos com orientação de um médico.

Geralmente, náusea e vômito não exigem atenção médica de urgência. Mas, se os sintomas persistirem durante alguns dias, se forem intensos ou se você não puder reter qualquer alimento ou líquidos, você poderá estar sofrendo um quadro mais grave e um médico deve ser consultado, para saber as causas do problema e indicar o tratamento adequado.

Prevenção

Para prevenir essas sensações desagradáveis, é indicado manter as boas condições de higiene e o adequado armazenamento de alimentos para evitar infecções alimentares que são uma das causas mais frequentes de náuseas e vômitos.

Além disso, as pessoas devem identificar as situações que podem causar o desconforto, como o uso de certos tipos de medicamentos e viagens de barco, ônibus ou avião, e evitar tais situações.

E sempre é recomendável procurar orientação médica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.