Sistema carcerário

CCPJ: em entrevista, detento diz que parentes estão para apoiar presos

"Nós estamos reivindicando nossos direitos de presos", disse.

Imirante.com, com informações da Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
(Biné Morais / O Estado (arquivo))

SÃO LUÍS – Um detento da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas, em São Luís, conversou, com exclusividade, com o repórter Marcial Lima, durante o programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM. O radialista foi procurado pelo preso, que queria esclarecer o princípio de tumulto acontecido na tarde desse domingo (25). "Nós estamos reivindicando nossos direitos de presos. Nossas famílias estão nos apoiando, justamente para isso, para nós ganharmos os nossos direitos", disse o detento. Ele confirmou que, aproximadamente, vinte e cinco parentes são mantidos retidos no bloco D da unidade.

Ouça a entrevista:

Nesse domingo, os presos não permitiram a saída de seus parentes da CCPJ com o objetivo de realizar reivindicações, dentre elas "o banho de sol coletivo (hoje é feito por bloco, para garantir a segurança dos próprios detentos); a instituição de visitas íntimas; a entrega de novos colchões e a troca de monitores".

Nesta manhã, uma comissão – que conta com a participação de representantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Maranhão – retomou as negociações para a liberação dos familiares. Equipes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) reforçam a segurança no local.

Em nota enviada à imprensa no fim da manhã, a Sejap informa que a "previsão é que todos saiam ainda na tarde" de hoje, e "reitera que o clima na CCPJ de Pedrinhas é de tranquilidade, já que os familiares dos detentos decidiram permanecer na unidade de forma solidária".

Leia a nota da Sejap na íntegra:

A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que foram retomadas, na manhã desta segunda-feira (26), as negociações com os detentos que retiveram seus familiares na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas, em São Luís. A previsão é que todos saiam ainda na tarde desta segunda (26).

Participam do diálogo, representantes da Sejap, da Comissão de Direitos Humanos da OAB e dos presos juntamente com seus familiares.

Reitera que o clima na CCPJ de Pedrinhas é de tranquilidade, já que os familiares dos detentos decidiram permanecer na unidade de forma solidária.

Os presos que não deixaram os familiares saírem entregaram lista de exigências neste domingo (25). Entre as solicitações, estão o banho de sol coletivo (hoje é feito por bloco, para garantir a segurança dos próprios detentos); a instituição de visitas íntimas; a entrega de novos colchões e a troca de monitores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.