Encontro

Assistência à saúde da mulher é tema de encontro

Divulgação/SES25/05/2014 às 07h11

SÃO LUÍS - Combate ao câncer de colo de útero e mama, violência sexual e doméstica, e atuação da Rede Cegonha foram alguns dos temas discutidos nesta sexta-feira (24), em seminário promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O evento foi realizado no Hotel Holiday Inn e reuniu representantes e coordenadores da atenção básica das 19 regionais de saúde na discussão da Política de Atenção a Saúde da Mulher.

"Esta capacitação é um momento para analisarmos os indicadores de câncer contidos nos sistemas de informação nacional sobre câncer de colo de útero e mama e traçarmos novas estratégias de trabalho no cuidado com a mulher", explica a coordenadora do Departamento de Atenção a Saúde da Mulher da SES, Ana Maria Nogueira.

Essa base de dados é o chamado Sistema de Informação do Câncer (Siscan) que, por determinação do Ministério da Saúde, entrou em vigor em janeiro deste ano substituindo gradativamente as bases de dados do Sismama e Siscolo. "Esta nova base, que unifica as duas outras, precisa ser alimentada corretamente para que se conheça a real situação dessas doenças no estado e se planeje as ações e diretrizes a serem adotadas para um combate ainda mais eficaz", explica Ana Nogueira.

Dentre todos os tipos de câncer, o de colo do útero é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, cabe às mulheres se cuidar. No exame preventivo, também conhecido como Papanicolau, se for bem avaliada e tratada, ela tem menos de 5% de chance de desenvolver o câncer de colo de útero. O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.