Cidadania

Atividades da Semana Antimanicomial têm início nesta terça-feira

Semana começa com curso de educação alimentar.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

SÃO LUÍS - Curso de qualificação, torneio de futebol, simpósio e brechós são algumas das atividades programadas para esta semana pela Rede Assistencial de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em alusão ao Dia de Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio. "A nossa intenção é integrar a comunidade, instituições de ensino superior e usuários dos serviços de saúde mental para que possamos interagir e tratar de assuntos relacionados ao estigma, atendimento e a qualidade de vida dos portadores de transtornos mentais e usuários de drogas", explicou o diretor do Nina Rodrigues, Ruy Cruz.

Nesta terça-feira (13) tem início o curso de educação alimentar, que será realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). O curso, que vai até a sexta-feira (16), em uma unidade móvel do Sesi, ensina a fazer uma alimentação saudável, com receitas fáceis, nutritivas e de baixo custo. "O curso será destinado aos usuários dos serviços de saúde mental e comunidade do Monte Castelo e visa ensinar o preparo dos alimentos de forma inteligente e sem desperdício", explicou a coordenadora do ambulatório do Nina Rodrigues, Ana Maria Belfort.

Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é descartado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do Sesi ensinam receitas saborosas, respeitando as diversidades de cada local. Além disso, o curso oferece ainda noções de higiene alimentar, economia doméstica, elaboração de cardápios equilibrados, entre outros temas.

Estão convidadas a participar pessoas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Escola Barbosa de Godois, Centro de Ensino Médio Fernando Perdigão, CAPS AD e CAPS III, serviços de residência terapêutica, unidade de acolhimento transitório e Centro de Saúde da Liberdade.

Simpósio

Na quarta-feira (15) será realizado o I Simpósio acerca do uso e abuso de crack, álcool e outras drogas, no auditório do Hospital Nina Rodrigues. O evento, que será encerrado na quinta-feira (16), é destinado a estudantes e profissionais de saúde mental e debaterá a prevenção, intervenção aos doentes mentais infratores e políticas públicas. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (98) 3232-5080/8852-3231.

No período de terça-feira (20) a sábado (24), na quadra de esportes do Hospital Nina Rodrigues, será realizado o brechó para venda de roupas doadas para serem vendidas para os usuários, familiares e comunidade dos serviços de saúde mental. O brechó será realizado sempre no horário das 8 às 17 horas.

No domingo (18), Dia de Luta Antimanicomial, será realizado o torneio de futebol, com a participação dos pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) Álcool e Drogas e Dr. Bacelar Viana, Colégio Liceu Maranhense, Grupo Força Jovem (Igreja Adventista do Reino de Deus). O encerramento será feito com a apresentação da banda do Grupo Força Jovem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.