Cidadania

Semana de combate à homofobia começa nesta segunda-feira

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

No dia 17 de maio comemora-se o Dia Internacional da Homofobia, numa referência à data em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) desclassificou o homossexualismo como patologia do Código Internacional de Doença (CID), em 1990. A decisão da OMS foi um marco na luta contra o preconceito sofrido por cidadãs e cidadãos que se declaram homossexuais. Abertura da II Semana Estadual de Combate à Homofobia será na Escola Superior da Defensoria Pública do Estado (Esdep/MA - na Av. Marechal Castelo Branco, nº 819, São Francisco), nesta segunda-feira (12), às 9h

Mas ainda são muitas as barreiras a serem vencidas. No Brasil, onde mais de 18 milhões de pessoas se assumem homossexuais, ocorre um assassinato a cada 28 horas. Em 2013, de acordo com Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais no Brasil (LGBT), do Grupo Gay da Bahia (GGB), 312 gays, travestis e lésbicas foram mortos no Brasil, incluindo uma transexual brasileira assassinada no Reino Unido e um gay na Espanha.

O Brasil continua sendo o campeão mundial de crimes homo-transfóbicos. Segundo agências internacionais, 40% dos assassinatos de transexuais e travestis no ano passado foram cometidos no Brasil.

Para celebrar a data, no dia 17, organizações de lésbica, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) de todo mundo se mobilizam contra a homofobia. O objetivo é conscientizar a sociedade e o poder público dos direitos LGBT, com vistas a garantir a efetivação de políticas públicas de valorização e de enfrentamento a toda forma de preconceito ao segmento. No Maranhão, uma série de ações afirmativas será realizada pelo Fórum de ONGS LGBT do Estado, com o apoio da Defensoria Pública (DPE/MA) e do Ministério Público (MPMA), em defesa dos direitos humanos do segmento.

PROGRAMAÇÃO

II Semana Estadual de Combate à Homofobia

Dia 12/05 – Segunda-feira

9h – Abertura

9h30 – Roda de conversa Um projeto de Educação para uma Escola/Educação sem Homofobia

Local: Escola Superior da Defensoria Pública do Estado (Esdep/MA)

End: Av. Marechal Castelo Branco, nº 819, São Francisco.

Dia 13/05 – Terça-feira

8h30 – Audiência pública

Local: Auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão

Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 1396 – Centro.

Dia 14/05 - Quarta-feira

9h – Lançamento do Projeto Escola Sem Homofobia

Local: Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep/MA)

End: Av. Marechal Castelo Branco, nº 819, São Francisco.

Dia 15/05 – Quinta-feira

16h – Panfletagem na Rua Grande. Concentração na Praça João Lisboa

Dia 16/05 – Sexta-feira

19h – Lançamento da XI Parada do Orgulho LGBT e III Edição do Prêmio Gayvota de Direitos Humanos

Local: Sindicato dos Bancários

End: Rua do Sol, nº 413/417 – Centro.

Dia 17/05– Sábado

9h às 17h – Assembleia Geral do Fórum de ONGs LGBT do Maranhão Local: Sindicato dos Bancários

End: Rua do Sol, nº 413/417 – Centro.

De 13 a 16/05 - Oficinas em escolas estaduais e municipais – Prevenção contra a homofobia

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.