Paralisação

Agentes de limpeza paralisam atividades por 24 horas

O motivo é a falta de pagamento dos salários referentes ao mês de abril.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

SÃO LUÍS - Os 1.600 agentes de limpeza de São Luís paralisaram as atividades ontem por causa da falta de pagamento dos salários referentes ao mês de abril deste ano. Segundo o Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação da capital maranhense, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) se prontificou na manhã de ontem em quitar os salários atrasados - que deveriam ter sido pagos no quintoz dia útil deste mês - até segunda-feira, dia 12. Caso isso não ocorra, nova paralisação dos agentes de limpeza poderá ocorrer.

O presidente do Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação de São Luís, Honésio Máximo, frisou que a suspensão das atividades dos trabalhadores foi a única forma encontrada para chamar a atenção do poder público. "Temos, por direito legal, de fazer uso da paralisação para reivindicar os nossos direitos. Como estávamos sem receber os vencimentos, a Semosp, por meio da direção da pasta, chamou ontem (9) os trabalhadores para uma conversa, na qual ficou acordado o pagamento dos salários até segunda-feira. Se isso não acontecer, a capital maranhense deverá amanhecer sem agentes de limpeza nesse dia", disse.

Ainda de acordo com a direção do Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação de São Luís, a categoria quer reajuste salarial de 6,5%. "Esse outro ponto ainda está em discussão com a Prefeitura. Por enquanto, queremos regularizar nosso pagamento para, em seguida, ampliar as discussões para a elevação dos vencimentos", disse.

Leia mais na edição on-line de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.