Polícia

Transferido para SL líder de quadrilha preso em Mirinzal

Jordano Pereira de Barros, de 39 anos, foi preso na última terça-feira (6).

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
Transferido para SL líder de quadrilha preso em Mirinzal.
Transferido para SL líder de quadrilha preso em Mirinzal. (Douglas Júnior/O Estado)

SÃO LUÍS - A equipe da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) apresentou ontem (7), em São Luís, o líder da quadrilha especializada em roubo a bancos e casas lotéricas, Jordano Pereira de Barros, o Cigano, de 39 anos, que foi preso durante uma operação conjunta das polícias Militar e Civil, na terça-feira (6), no povoado de Santa Tereza, em Mirinzal.

No decorrer da ação policial, foram mortos em confronto os outros integrantes do bando, identificados como Milton Jorge Araújo Cardoso, o Neguinho; Rafael dos Santos da Silva e Pablo Dalton Silva Cantanhede, o Pablete. Segundo a polícia, uma das últimas ações criminosas realizada pelos quadrilheiros foi o assalto ao Banco do Brasil na cidade Mirinzal, ocorrido na segunda-feira (5). Durante a fuga, os bandidos fizeram duas funcionárias da agência reféns e, ainda, promoveram um tiroteio em via pública para aterrorizar os moradores dessa cidade.

Jordano Barros estava preso na delegacia de Pinheiro, mas foi removido para São Luís na manhã de ontem pelo Grupo Tático Aéreo (GTA). Antes de ele ser encaminhado para o Centro de Triagem de Pedrinhas, prestou esclarecimento sobre as ações do bando, principalmente os assaltos que vinham praticando no estado do Maranhão. Ele foi interrogado pelo chefe do Departamento de Combate a Roubos a Instituições Financeiras (Dcrif), da Seic, delegado Luis Jorge Santos.

O delegado informou que o assaltante tinha planejado vários assaltos a bancos e casas lotéricas, tanto na capital como no interior do Estado. Até o mês de abril, ele estava preso. No entanto, foi beneficiado com a saída de Páscoa e não retornou à Penitenciária de Pedrinhas. Após sair do presídio, Cigano e seus cúmplices tentaram assaltar o Banco do Brasil na Cidade Operária, fato ocorrido no dia 24 de abril. Ainda durante essa ação criminosa, o bando conseguiu levar dois revólveres calibre 38 dos vigilantes.

Já no dia 29, os quadrilheiros chegaram ao município de Mirinzal e sondaram a movimentação da localidade, principalmente, o policiamento. Na segunda-feira (5), eles assaltaram a instituição financeira do município.

Leia mais na edição on-line de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.