Protesto

Protesto aponta empresa Vale como responsável por impactos ambientais

Ativitas realizaram ato simbólico, nesta manhã, em frente à mineradora.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
( )

SÃO LUÍS - Ativitas realizaram um ato simbólico, na manhã desta quinta-feira (8), em frente à Vale. O grupo entregou um documento à empresa com denúncias sobre os impactos ambientais e sociais. Eles alegam que as operações da mineradora afetam, negativamente, a vida de comunidades do Maranhão e Pará.

Por meio de um intervenção artística, ativistas de vários movimentos sociais, apoiados pelos "Greenpeace", exibiam faixas durante o ato. Eles reclamaram da falta de atenção dos governos federal, estadual e municipal, diante das comunidades indígenas e rurais, que vivem nas proximidades da Estrada de Ferro Carajás. Por isso, eles reivindicam, também, contra a duplicação da estrada.

O ato do "Seminário Carajás 30 anos" continua à tarde. Uma marcha - chamada "Trilhos da resistência" -, com concentração em frente à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), deverá seguir até o Centro da capital às 13h. Por volta das 18h30, o ato contará, também, com apresentação de artistas.

Este é o segundo protesto dos ativistas em dois anos. Em maio de 2012, ativistas do "Greenpeace" protestaram contra o carregamento de ferro-gusa no Porto do Itaqui.

Em 2013, o Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) ajuizou uma Ação Civil Pública, que resultou na condenação da Vale em R$ 18,9 milhões. De acordo com o Ministério, a empresa desrespeitou normas de meio ambiente e de segurança do trabalho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.