Regularização Eleitoral

Fotos: filas longas no TRE para regularização

Prazo para ficar apto a votar nas eleições termina hoje (7).

Imirante.com, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

SÃO LUÍS - Quem deixou para a última hora para fazer a regularização do seu título de eleitor e, assim, ficar apto a votar nas eleições de outubro, acabou tendo que enfrentar filas longas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na manhã desta quarta-feira (7), em São Luís.

 Filas longas no último dia da regularização eleitoral/ Foto: Maurício Araya/Imirante.com
Filas longas no último dia da regularização eleitoral/ Foto: Maurício Araya/Imirante.com
 Algumas pessoas levaram, inclusive, guarda-chuvas para se proteger da chuva e, também, do sol/ Foto: Maurício Araya/Imirante.com
Algumas pessoas levaram, inclusive, guarda-chuvas para se proteger da chuva e, também, do sol/ Foto: Maurício Araya/Imirante.com

As filas tomaram conta de todo o prédio e, inclusive, chegaram a alcançar a avenida. Quem não resolver as pendências, não poderá votar. O primeiro turno será realizado no dia 5 de outubro.

Prazos e regularização

O prazo vale para o eleitor tirar o título pela primeira vez ou pedir a transferência do documento para outro domicílio eleitoral. A data também deve ser observada pelas pessoas com deficiência que querem pedir transferência para seções adaptadas e para quem não fez o recadastramento biométrico, nas cidades onde os eleitores foram convocados pela Justiça Eleitoral. O eleitor que está com o título cancelado poderá reativar o documento.

Para resolver as pendências, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo. Para quem vai tirar o título pela primeira vez, é preciso levar documento oficial com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar, no caso dos homens maiores de 18 anos.

Para transferir o domicílio, o eleitor deve apresentar documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. Algumas regras também devem ser observadas, como não ter pendências com a Justiça Eleitoral, morar no endereço atual há mais de três meses e ter tirado o primeiro título ou ter feito a última transferência do documento há pelo menos um ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.