No calor!

Candidatos do concurso do TRT-MA pedem anulação da prova

Sem ar-condicionado, candidatos não conseguiram fazer prova em salas da Estácio.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55

SÃO LUÍS – Falta de organização, calor, tumulto e muita reclamação marcaram a aplicação da prova para o concurso público do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, no Maranhão. O concurso ocorreu na manhã deste domingo (4) em vários pontos da cidade, mas, no prédio anexo da faculdade Estácio de Sá, em São Luís, um problema na rede de climatização deixou 12 salas sem ar condicionado. Com o calor, muitos candidatos se negaram a fazer a prova.

Por causa do problema, vários "concurseiros" foram ao Plantão Central da antiga RFFSA prestar queixa. Segundo a plantonista da delegacia, uma grande quantidade de candidatos já foram ao local fazer o Boletim de Ocorrência para preservar os seus direitos e, posteriormente, pedir a anulação da prova.

Início da confusão

Segundo uma candidata, que preferiu não se identificar, a confusão começou quando os participantes da sala 405 disseram não ter condições de realizar a prova em uma sala sem climatização.

“Estava uma verdadeira sauna, sem janelas, sem ar. Alguns começaram a passar mal e saíram da sala. Alguns minutos depois, a fiscal desta sala perguntou quem queria fazer a prova mesmo sem condições apropriadas de climatização. Menos de 10 pessoas ficaram, inclusive eu, e começamos a fazer as provas. O pessoal que não concordou invadiu a sala filmando tudo e reivindicando”, afirmou a "concurseira".

De acordo com o candidato Josimar de Jesus Costa, os "concurseiros" fizeram um abaixo-assinado pedindo a anulação da prova.

 Foto: Divulgação/Internauta.
Foto: Divulgação/Internauta.

Os participantes relatam, ainda, que o tema da redação vazou nas redes sociais e que tinha gente tirando fotos da prova.

 Foto: Divulgação/Internauta.
Foto: Divulgação/Internauta.
 Foto: Divulgação/Internauta.
Foto: Divulgação/Internauta.

A fiscal de uma das salas, que preferiu não se identificar, afirmou que teve muita confusão entre os participantes do concurso e os coordenadores. Houve até briga e tentativa de agressão a um coordenador. A fiscal informou que, em muitas salas, não foi realizada a prova. E que, já no fim da manhã, faltou energia no prédio.

 Foto: Divulgação/Internauta.
Foto: Divulgação/Internauta.

O Imirante.com tentou entrar em contado com a assessoria de comunicação da faculdade Estácio de Sá, em São Luís, e com os organizadores do concurso, mas ainda não obteve resposta.

O concurso

O concurso público para o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, no Maranhão, está oferecendo 21 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior.

Os candidatos de nível médio tiverem que pagar pela inscrição R$62,80 e, os de nível superior, R$77,80.

A confusão, causada pelo calor, prejudicou vários "concurseiros" que vieram do interior do Maranhão e de outros Estados. Eles pretendem recorrer à Justiça para fazer uma nova prova.

Segundo informação disponível no site da Fundação Carlos Chagas, responsável pelo concurso, mais de 30 mil pessoas se inscreveram para o certame.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.