São Luís

Pontos de acesso grátis à internet são lançados em SL

Pontos foram ativados na Avenida Litorânea e na Vila Luizão.
Imirante, com informações da Secom.11/04/2014 às 15h35

SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney lançou o Programa Viva Internet em solenidade realizada nesta sexta-feira (11), na Unidade de Segurança Comunitária (USC) da Vila Luizão. A rede, via wi-fi, garante acesso gratuito à internet e estará disponível em áreas turísticas, escolares e residenciais de São Luís. “O Maranhão é um dos primeiros estados brasileiros a promover a inclusão digital da população em ação com essa amplitude”, declarou a governadora.

Roseana Sarney inaugurou o sistema mantendo contato, em tempo real, com pessoas que também participaram da solenidade, na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea, outra área beneficiada pelo Viva Internet nesta primeira etapa. “Hoje, são dois pontos sendo inaugurados, mas a proposta é de atingirmos 40 pontos, sendo que a maioria já está em fase de testes, promovendo não apenas a inclusão digital, mas também social dos maranhenses”, ressaltou.

A governadora disse que as pessoas terão acesso à informação, pesquisa, redes sociais e podem conhecer os programas desenvolvidos pelo governo estadual. “Essa é uma importante ferramenta de acesso à rede mundial de computadores. A proposta está sendo implantada em São Luís, mas será levada, numa segunda etapa, para as maiores cidades do interior”, anunciou.

A solenidade contou com a presença dos deputados federais Sarney Filho e Costa Ferreira; deputados estaduais Carlos Filho, Magno Bacelar e Edilázio Júnior; além de alunos da Escola Filantrópica Efraim, que fica na mesma rua da USC; do Corpo de Bombeiros Mirim; lideranças políticas e comunitárias, moradores e de secretários de Estado.

Rede

Os primeiros pontos ativos estão instalados na Avenida Litorânea e na Vila Luizão (com cobertura na Avenida Luizão, Feira da Divinéia e Unidade de Segurança Comunitária). Em breve, estarão disponíveis pontos de acesso no Centro, Camboa, Liberdade, Avenida dos Franceses, Lagoa da Jansen, Ponta d’Areia e Ilhinha.

O programa utiliza a mesma estrutura já implantada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) para o Sistema de Videomonitoramento, incluindo o cabeamento de rede instalado nos postes de energia elétrica.

Internet grátis


Para ter acesso à rede wi-fi, o usuário deve fazer um cadastro na página do Viva Internet. Acesse o navegador do seu dispositivo e faça a autenticação com o usuário e senha cadastrados no site e você poderá usar a conexão.

O programa

O Viva Internet é uma realização da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan) e integra as ações do programa de investimentos Viva Maranhão, dentro do Projeto de Modernização e Ampliação dos Serviços da Tecnologia da Informação e Comunicação, executado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Essa é uma ação inovadora de grande impacto social”, declarou o secretário de Planejamento e Orçamento e de Educação, João Bernardo Bringel. Ele disse que o programa promoverá a inclusão digital de milhares de maranhenses que terão acesso à tecnologia e a conteúdos da web e emails, estimulando o incentivo à pesquisa.

Para o secretário de Turismo, Jura Filho, a iniciativa se reflete em várias áreas. “O Maranhão só tem a ganhar, pois quem visitar a nossa cidade terá a facilidade de divulgar em tempo real os nossos pontos turísticos”, ressaltou.

Os moradores da Vila Luizão, os primeiros beneficiados pelo programa, elogiam a iniciativa. Para o entregador Rinat Dassayevs Almeida, a internet é importante para se manter atualizado. “Faço pesquisas e leio notícias todos os dias através do Viva Internet”, revelou, informando que o programa está recebendo a adesão dos jovens e estudantes da comunidade de forma efusiva.

Para Carlos César Monteiro, que está sem emprego, a internet tem sido um aliado para a busca de um emprego. “Aproveito para pesquisar notícias e as vagas disponíveis no mercado de trabalho”, declarou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.