Irregularidades

Mais de 300 multas já foram emitidas por transporte irregular

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

SÃO LUÍS - O serviço irregular de transporte de passageiros tem aumentado de forma desordenada em São Luís nos últimos meses, principalmente com o serviço de táxi-lotação, que tem expandido seus locais de atuação em São Luís. Somente no centro da capital existem cinco pontos de embarque de passageiros e os veículos fazem viagens, principalmente para a área Itaqui-Bacanga. Até quarta-feira, dia 26, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) expediu 309 multas para veículos transportando passageiros de forma irregular. Isso inclui vans, mototáxis e serviços de táxi-lotação. Outros 35 veículos também foram apreendidos pelo órgão.

Nas abordagens são verificados itens como higiene, estado de conservação e segurança do veículo, além da documentação do condutor e do automóvel. Entre as principais irregularidades constatadas estão a ausência de licença para prestar esse tipo de serviço, dirigir com o veículo não licenciado e sem os equipamentos de segurança de uso obrigatório.

O condutor flagrado fazendo o transporte de passageiros sem licença é autuado de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sujeito a multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), podendo ter ainda o veículo removido ou apreendido. Problemas como pneus desgastados, portas enferrujadas - ou a ausência de portas -, lanternas e vidros quebrados, além de muita sujeira no interior dos veículos, também são verificados.

Saiba mais na edição online de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.