Debate

Fórum de Discussão vai debater violência no espaço escolar

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

SÃO LUÍS - As estratégias para combater a violência no âmbito das escolas de São Luís e as práticas eficazes contra a indisciplina e os atos infracionais serão tratadas no III Fórum de Discussão: Enfrentando a Violência no Espaço Escolar. O evento será realizado na quinta e sexta-feira, 20 e 21, no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Idealizado pelas Promotorias de Justiça Especializadas na Defesa da Educação de São Luís, o fórum vai debater os fatores que têm causado o aumento da indisciplina e da violência, destacando as medidas a serem adotadas quando ocorrerem atos infracionais. O objetivo é compreender os marcos legais e os parâmetros a serem considerados nas relações conflituosas no âmbito escolar.

A solenidade de abertura, no dia 20, será realizada às 9h. Em seguida, às 10h, a conferência inicial será "A violência no espaço escolar: um fenômeno a ser vencido". A programação terá prosseguimento com o lançamento da campanha "Conte até 10 nas escolas".

Lançada em 2012, em nível nacional, a campanha "Conte até 10" visa prevenir as mortes por motivos fúteis. "O foco agora são as escolas. Vamos combater a banalização da violência com base na reflexão. A escola é um lugar de aprendizagem e difusão do conhecimento, onde não deve haver espaço para a intolerância", avaliou o promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação, Paulo Silvestre Avelar Silva.

Às 14h, as discussões seguem com a mesa-redonda "Normativas e práticas eficazes no enfrentamento da indisciplina e do ato infracional no ambiente escolar".

O segundo dia do fórum, 21, terá, às 8h, oficinas com o tema "Ocorrências de violências: medidas necessárias à superação".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.