Especial Buracos

Buraco e lama dificultam acesso em via na Cohab

Cratera e buracos deixaram a Avenida 9 do bairro quase intrafegável.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

SÃO LUÍS - Passar pela Avenida 9 no bairro Cohab Anil 3, em São Luís, transformou-se em um transtorno para motoristas por causa de uma cratera que cortou a via, deixando-a praticamente intrafegável. Os moradores do local denunciam que o problema existe há vários meses sem que nenhuma providência fosse tomada para solucioná-lo.

No local, apenas veículos de grande porte conseguem passar pela via e com muita dificuldade. Os condutores de carros pequenos preferem transitar por ruas paralelas à Avenida 9 para evitar danos em seus automóveis. Para deixar a situação da pista ainda mais complicada, o trecho exato onde a cratera está localizada está coberto pela água que ficou empoçada, dificultando ainda mais o trânsito pelo local.

Os motociclistas são prejudicados, também, por causa do estado da avenida. Para evitar passar pelo trecho da via que está comprometido, eles têm de transitar pelas calçadas das residências e comércios, dividindo o espaço com os pedestres, o que aumenta a possibilidade de acidentes. Com as fortes chuvas que, frequentemente, atingem a capital, a tendência é que esse problema se agrave ainda mais, caso não seja tomada nenhuma providência.

O autônomo Alex Pinheiro disse que é um transtorno passar diariamente pela avenida por causa do estado em que ela se encontra e ainda pelos danos que a cratera pode ocasionar à sua motocicleta. Ele afirmou, ainda, que o problema já persiste há mais de três meses. "Todos os dias eu passo por aqui e sempre é esse transtorno. Quando chove piora tudo e não tem como passar", relatou.

O aposentado Francisco Feitosa mora em frente ao trecho comprometido da Avenida 9 e tem de conviver diariamente com a situação. Ele também relatou que, em dias de chuva, é impossível qualquer tipo de veículo passar pelo local e que o transtorno se estende também àqueles que moram no local, pois a água da chuva muitas vezes invade as casas. Para diminuir os danos causados por esse problema, algumas residências, inclusive a de Francisco Feitosa, têm o batente da calçada elevado para evitar que a água da chuva entre. "A situação aqui é crítica. Há vários meses a avenida está desse jeito e nada foi feito até agora", reclamou o aposentado.

Liberdade

No bairro da Liberdade, não apenas uma via, mas um conjunto delas está esburacado, dificultando a locomoção de motoristas e pedestres. Quem mora nessas ruas também denuncia que há muito tempo essas vias estão praticamente intrafegáveis.

A Avenida Nossa Senhora das Graças, próximo ao Viva da Liberdade, é uma delas. É muito utilizada pelos motoristas que trafegam pelo local. No entanto, as condições dela dificultam o trânsito e os condutores precisam diminuir a velocidade.

Buracos em outras partes de São Luís

Na semana passada, o Imirante.com, após denúncias dos internautas, reportou alguns problemas enfrentados em bairros da cidade por buracos e crateras. Entre os bairros visitados, estiveram: o São Cristóvão; a Cidade Operária; o Anil; e Parque Vitória.

VC no Imirante

Presenciou o fato? Envie sua foto ou vídeo para o VC no Imirante, o espaço do internauta no "portal do Maranhão". Para participar, basta acessar a página do VC no Imirante, clicar no botão "Envie agora" e acessar o sistema de envio.

Se você ainda não é cadastrado, basta se cadastrar, clicando aqui. O cadastro é rápido e fácil de fazer, além de ser completamente gratuito.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.