Descaso

Casa do escritor Aluísio Azevedo pode virar estacionamento de carro

Do mirante da residência, o escritor maranhense escreveu a obra "O Mulato".

Pedro Sobrinho / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

SÃO LUÍS - Desta maneira, tratamos a História, o Patrimônio Arquitetônico e da Humanidade, em São Luís. A casa em que morou o escritor Aluísio Azevedo, localizada na Rua do Sol, no centro de São Luís, é alvo do descaso.

Aluísio Azevedo foi um crítico impiedoso da sociedade brasileira e de suas instituições. Abandonou as tendências românticas em que se formara, para tornar-se o criador do naturalismo no Brasil, influenciado por Eça de Queirós e Émile Zola. Seus temas prediletos, focados na realidade cotidiana, foram o anticlericalismo, a luta contra o preconceito de cor, o adultério, os vícios e a vida do povo humilde.

Nascido em São Luís, Aluísio viajou para o Rio de Janeiro aos 17 anos a chamado do irmão, o teatrólogo Artur Azevedo. Começou a estudar na Academia Imperial de Belas-Artes e logo passou a colaborar, com caricaturas e poesias, em jornais e revistas.

E foi no mirante da casa que Artur Azevedo escreveu “O Mulato” publicado em 1881, no auge da campanha abolicionista, que provocou um grande escândalo. O autor tentava analisar a posição do mestiço na sociedade maranhense de seu tempo e atacou o preconceito racial. A denúncia foi feita nesta terça-feira (11), na página do facebook, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, que a residência do escritor Aluísio Azevedo, autor de "O Mulato" e "O Cortiço", está sendo preparada para funcionar como estacionamento de carro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.