Política

Isaías Pereirinha se afasta da Câmara de Vereadores por mais 30 dias

Essa é a quarta vez que o Presidente da Casa solicita licença.

O Estado do MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

SÃO LUÍS - O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Isaías Pereirinha (PSL), pediu mais 30 dias de afastamento do Legislativo por motivos pessoais. Essa é a quarta vez que ele solicita licença, completando oito meses de afastamento nesta legislatura.

Em fevereiro do ano passado, assim que reassumiu pela quinta vez a presidência da Câmara, Pereirinha pediu licença de 30 dias para tratar de assuntos particulares. Faltando um dia para voltar ao mandato, o vereador do PSL entrou com nova solicitação de mais 30 dias afastamento. E renovou por mais 30 no período seguinte.

Ainda no ano passado, ele reassumiu o mandato, presidindo a Casa por um curto período, e no recesso parlamentar.

A partir de agosto, ele passou mais três meses no mandato, quando anunciou efetivação de servidores na Câmara e a transformação dos funcionários do tipo serviço prestado em comissionados.

Em novembro, o presidente da Câmara pediu nova licença, só que dessa vez de 121 dias, para tratamento médico o que permitiu que seu suplente, Eron Simões (PSL) assumisse o mandato.

Ontem, dia em que o presidente deveria retornar as atividades, chegou à Casa novo documento solicitando mais um mês de licença, desta vez para assuntos particulares. Como são 30 dias, o suplente de Pereirinha – que ficou no mandato até a sexta-feira da semana passada – não assumirá novamente o mandato. Assim, a Câmara ficará com 30 vereadores durante esse período.

Durante as ausências de Pereirinha, ficou no comando da Câmara o vereador Astro de Ogum (PMN), vice-presidente da Casa.

Astro deve ser candidato à presidência na provável antecipação da eleição, prevista pra este mês.

Antecipação da eleição será discutida

Ontem (10), vereadores se reuniram no gabinete da Presidência da Câmara para debater a possibilidade de antecipar a eleição da Mesa Diretora da Casa para este mês. A previsão é de que o projeto de emenda ao regimento interno, de autoria do vereador Marquinhos Silva (PRB), seja votado nesta quarta-feira (12).

Para isto, o vereador do PRB apresentará requerimento pedindo urgência na votação do projeto. Pelo texto da proposição o pleito interno deverá acontecerá dia 25.

Segundo Marquinhos Silva, já existe o compromisso de votar a favor da proposta de pelo menos 16 vereadores. “Estou otimista porque tenho conversado com alguns colegas sobre essa questão e acredito que teremos mais de 16 votos a favor”, afirmou o parlamentar.

Quando surgiu a possibilidade de antecipar a eleição da Mesa Diretora ainda em junho do ano passado, o projeto era bem visto pela maioria do parlamento. No entanto, no fim de 2013 os parlamentares decidiram recuar perante a possibilidade de consenso no pleito, inicialmente em torno do nome de Astro de Ogum.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.