Saúde

Dia da Mulher: Secretaria da Saúde promove ação com detentas em SL

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS - O Departamento de Atenção a Saúde da Mulher (Dasm), da Secretaria de Estado da Saúde - SES, levará serviços médicos e solidariedade ao pavilhão feminino do Presídio de Pedrinhas. A ação marcará o Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado no próximo dia 8 de março.

Para marcar a data, o departamento coordenará uma programação que engloba vários setores da SES e que foi organizada especificamente para essa parcela da população feminina, como forma de chamar a atenção para a situação das mulheres privadas de liberdade no estado. "A Política Nacional de Saúde da Mulher deve contemplar todas as mulheres, objetivando a inclusão nos processos de promoção da saúde das que estão inseridas neste contexto de privação da liberdade", explica Ana Maria Nogueira, chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher.

Para tanto, foi organizada uma programação que contará com o apoio da Coordenação Estadual de DST/AIDS e do Departamento de Atenção a Saúde Mental, entre outros setores da SES/MA, no período de 10 a 15 de março de 2014, e que destinará a mulheres encarceradas no Presídio Feminino de Pedrinhas e seus familiares serviços médicos e também apoio psicológico, orientação sobre hábitos saudáveis, prevenção e combate à Aids e outras de DSTs.

A programação é integrada ainda por momentos dedicados a elevação da autoestima dessas mulheres, com distribuição de kits de beleza e higiene corporal. Também serão realizadas avaliações e consultas médicas com ginecologista e clínico geral. As mulheres que desejarem poderão fazer exame preventivo e também o teste rápido para HIV/Aids.

O encerramento da ação será marcado por uma grande palestra sobre saúde mental ministrada para as mulheres privadas de liberdade e aos seus familiares presentes no encerramento.

Programação do Dia Internacional da Mulher.

10.03.2014 – Manhã

09h – Abertura – Distribuição de Kit Beleza
10h – Diálogo sobre DST/AIDS e Hepatite Virais
10.03.2014 – Tarde
15h – Palestras Saúde Bucal

11.03.2014 – Manhã
09h – Consulta ginecológica e coleta de exames citopatológico em orientação de prevenção.

11 a 14.03.2014 – Manhã
09h as 11h30 – Teste Rápido de HIV/AIDS e Hepatites Virais.

12.03.2014 – Manhã
09h – Consulta com Clínica Geral

13.03.2014 – Manhã
09h – Consulta ginecológica e Coleta de Exames Citopatológico com orientações de prevenção.

15.03.2014 – Manhã

09h – Saúde Mental

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.