Meteorologia

Previsão de chuva para o período de Carnaval em SL

A temperatura para este período varia entre a mínima 25 °C e a máxima de 31 °C.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS - O carnaval na ilha pode ser debaixo de chuva. A previsão do tempo para o período de folia, que vai desta sexta-feira (28) até a quarta-feira de cinzas (5), prevê pancadas de chuva de curta duração acompanhadas de trovoadas. As chuvas podem acontecer a qualquer momento do dia.

De acordo com informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a probabilidade de chuva durante a folia de Momo é de 80%. A temperatura para este período varia entre a mínima 25 °C e a máxima de 31 °C.

*Trânsito

No período chuvoso é importante que os motoristas redobrem a atenção para evitar os riscos de acidentes. Uma das principais preocupações que o motorista deve ter no trânsito é a aquaplanagem. Ela significa a falta de aderência do pneu à pista, o que faz com que o veículo derrape e o condutor perca o controle do automóvel. A estabilidade de um veículo depende do contato entre pneus e o solo. Portanto, à medida que a velocidade aumenta, esse contato diminui devido à penetração de ar entre a pista e o veículo.

Veja dicas para os motoristas em período de chuva:

Ao perceber acúmulo de água na pista, diminua a velocidade.

Acenda as lanternas e os faróis baixos, para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores.

Evite frear de maneira brusca, para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência.

Não fume, isso evita o embaçamento do vidro.

Não use as poças d’água para “lavar” seu veículo. Muitos acidentes começam assim.

Se tiver de passar por um trecho alagado, verifique a altura da água. Até a metade da roda, você tem condições de dirigir, acima disso, o veículo fica exposto a panes mecânicas. Tenha calma e aguarde o nível da água baixar

VC no Imirante

Você pode enviar sua notícia para o VC no Imirante. Envie sua foto ou vídeo para o VC no Imirante, o espaço do internauta no "portal do Maranhão". Para participar, basta acessar a página do VC no Imirante, clicar no botão "Envie agora" e acessar o sistema de envio.

Se você ainda não é cadastrado, basta se cadastrar, clicando aqui. O cadastro é rápido e fácil de fazer, além de ser completamente gratuito.

*As recomendações são do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.